coluna

Lígia Nottingham: Identidade da alegria

Lígia Nottingham

ligia@ligian.com.br

00:00 · 18.01.2018
Looks para deixar a vida em eterno clima de folia, alegria e bem viver. Bota essa energia para fora, meu amor! (Miss Lolla - 99662.1597)

"É hoje o dia da alegria...". Oficialmente ainda faltam cerca de 20 dias para o carnaval, mas a cidade de Fortaleza já está fervendo em cores e brilho. É hora de pôr ou de tirar a fantasia?

A gente põe ou tira a fantasia durante o carnaval? Psicólogos (como Flugel, em "A Psicologia das Roupas"), diriam que esse é o momento de ser você mesmo. Sem quase nenhuma amarra social e muita licença poética, nesta época do ano é possível assumir qualquer personalidade e, portanto, se vestir de você.

Fantasia diária

Não é de agora que se sabe que a roupa (aqui entra maquiagem, piercings e tatuagens, entre outras coisas) funciona como uma segunda pele, externando sonhos e sentimentos, trabalhando silenciosamente na construção da identidade de cada indivíduo. Mas não é tão simples assim.

Dentro de uma sociedade, a necessidade de fazer parte de certos grupos faz com que nos adaptemos a alguns códigos de vestir, o que nos faz trajar para sermos bem aceitos no trabalho, entre os amigos e no círculo de pessoas que gostaríamos de pertencer. Muitas vezes isso significa usar peças que não fazem o nosso estilo. Afinal, como diria o sociólogo Immanuel Kant, "é sempre melhor (...) ser um tolo na moda, que um tolo fora de moda". No final, podemos dizer: vira tudo uma grande fantasia.

Nu e cru

Se, de repente, as pessoas não se importassem com a sua produção estilística, como você se vestiria? Do que não abriria mão? Que roupa te representaria nu e cru?

Eu não abriria mão de um pouco de glitter na maquiagem, ousaria muito mais nos acessórios de cabeça, exageraria em peças de roupa, faria saias com todos os tipos de materiais como paetês, fitas, tecido de sofá, plástico... Definitivamente, teria mais sunguinhas com a palavra "wonderful" no bumbum.

Nos permitir

E você? Como você vai extravasar a sua personalidade nesse Carnaval? A gente deixa aqui algumas propostas bem tentadoras.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.