coluna

Lígia Nottingham: Art Déco

Lígia Nottingham

ligia@ligian.com.br

00:00 · 07.12.2017
Valentina para Marc Jacobs. Com beleza a la Great Gatsby, a modelo cearense que conquistou o mundo em 2017, finaliza o ano na campanha de beleza de Marc Jacobs

A grife cearense de moda praia Água de Coco acaba de desfilar o seu Alto Verão 2018 inspirado no Distrito de Art Déco de Miami. Pelo que pude perceber, nesta estação, muitos produtos aparecem com características deste movimento artístico decorativo.

Linhas retas dispostas em paralelas, formas geométricas como os círculos e os retângulos, além de formas orgânicas de animais e esboços femininos marcam esse movimento que surge logo em seguida ao Art Noveau.

Com uma linguagem mais moderna que o estilo anterior, o Art Déco, termo que vem do francês 'art décoratifs' (arte decorativa), surge em 1910, na Europa e chega aos Estados Unidos no fim da década de 1920. Seu início é trabalhado no glamour, com materiais luxuosos, além do uso ostensivo do dourado. Depois foi absorvido pelo design industrial, por ter formas simples e virou um estilo acessível e popular.

Image-0-Artigo-2333853-1

Água de Coco Formas geométricas e detalhes em dourado são características do movimento artístico

Líigia Nottingham-7

Lenny Niemeyer para C&A Animais e esboços femininos são os desenhos que mais aparecem na arte decorativa 

Image-1-Artigo-2333853-1

Gig Couture Linhas retas, douradas em design perfeitamente simétrico marcam o estilo Art Déco

Art na moda

Image-2-Artigo-2333853-1

Schutz Detalhes metalizados em dourado, como corrimãos de escadas, também remetem ao estilo dos anos 1920 

Reconhecemos o Art Déco na moda quando vemos peças que possuem uma base simples, com design em linhas retas, que ganha detalhes luxuosos, com pedras ou aplicações douradas em desenhos completamente simétricos. Estampas com imagens de animais também caracterizam a referência.

Taylor Swift

Taylor Swift em vestido Art Déco para a Vogue Britânica de janeiro de 2018

Para usar, é fácil, já que o estilo tem caráter minimalista. Fiz aqui uma seleção de produtos para quem gostou da tendência e quer apostar.

Desejos de dezembro

O fim do ano está chegando e é inevitável, para mim, já pensar no ano novo. Fazendo um balanço de 2017, me pego otimista, acreditando que 2018 nos trará um mundo um pouquinho melhor. A crise de 2016 nos fez passar esse ano inteiro repensando as formas de estar nesse universo. Na moda, isso se reflete nas marcas sustentáveis ganhando força, nos movimentos minimalistas, na vontade de consumir cada vez menos, mas comprar melhor. Que em 2018 a gente valorize ainda mais o que é nosso e que tenhamos a consciência de consumir de marcas que estejam fazendo a diferença na ecologia, na sustentabilidade e, principalmente, no respeito a quem produz.

Giuseppe Zanotti

Líigia Nottingham-4

Numa visão otimista, esse ano quero subir no salto como quem sobe no pódio, de preferência, em cima de uma sandália estrelada como essa do designer Giuseppe Zanotti

@lugardipapel

Líigia Nottingham-3

Está na hora de começar a planejar o ano que vem, afinal, o início de todo o sucesso começa com a organização dos sonhos. Para isso, nada melhor que esse planner maravilhoso da marca cearense @lugardipapel

@serexpedita

Líigia Nottingham-2

Comprar mais marcas cearenses, é uma meta para 2018. Sou apaixonada pelas peças da @serexpedita. Esse short rosé que me aguarde

@boneceramics

Líigia Nottingham-1

Esse é um produto genuinamente cearense que eu estou paquerando: o brinco orquídea da @boneceramics. Perfeito pro Réveillon, né?

It bag- Kim bag

Líigia Nottingham-6

Sonhando com uma nova bolsa branca, de couro, moderna e cheia de estilo. A Kim Bag, da marca carioca It Bag, está na minha mira!

Design Local

Image-0-Artigo-2333858-1 Líigia Nottingham-5

"Oficina de Ofícios" une design e culinária local em evento de Natal. Marcas participantes: Bloco, Bone, Estúdio Oficina, Nathalia Canamary, Sênika e Tarugo

Seis marcas genuinamente cearenses estarão neste domingo em mais um "Jardim de Ofícios", uma minifeira já tradicional que acontece no restaurante "O Mar Menino". Nesta edição especial de natal, os criadores comemoram um ano do evento que além de valorizar o produto com design local, se tornou um espaço de encontros e trocas, onde é possível conhecer de perto quem e o que está por trás de cada produto.

Passagem obrigatória neste fim de semana para as compras de Natal.

Mais informações

Jardim de Ofícios

Dia 10 de dezembro, das 16h às 22h no Mar Menino (Av. Barão de Studart, 1043. Aldeota)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.