coluna

Entre Nerds & Otakus: Sede de poder

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 02.12.2017
Visual de Thanos nos quadrinhos; abaixo, arte conceitual do personagem para 'Vingadores: Guerra Infinita'

Esta semana foi revelado o primeiro trailer de 'Vingadores: Guerra Infinita' e, como era de se esperar, ele causou furor no mundo nerd. O terceiro filme da franquia que reúne os Maiores Heróis da Terra vai juntar ainda mais gente contra a grande ameaça do universo.

Thanos fez sua primeira aparição nos cinemas no primeiro Vingadores, em uma cena pós-crédito, como grande arquiteto da invasão Chitauri, evento que ficou conhecido como a Batalha de Nova York. Depois disso, o personagem saiu desfilando participações, sendo a maior delas em 'Guardiões da Galáxia'. Para quem acompanha a história da Marvel apenas nas telonas, Thanos é um sujeito envolto em mistérios, mas os fãs de quadrinhos já são, em sua maioria, muito bem familiarizados com o Titã Louco.

Nona Arte

Thanos de Titã foi criado em 1973 por Jim Starlin em coautoria com Mike Friedrich. Starlin estava começando a trabalhar na área e não tinha ideia de que estava criando um ícone, muito menos que seria reconhecido posteriormente como um verdadeiro papa de sagas cósmicas dos quadrinhos.

Curiosamente, Thanos foi fortemente inspirado no personagem Darkseid, um dos Novos Deuses da DC, mencionado no filme 'Liga da Justiça' e que ainda deve dar as caras em produções futuras nos cinemas. O personagem acabou se tornando tão rico e popular que ganhou uma cópia, por assim dizer, na DC, o vilão Mongul, cujo um dos criadores foi, vejam só, o mesmo Jim Starlin!

Thanos foi concebido como parte de uma espécie de raça divina, os Titãs. Em seus primeiros anos, o personagem apareceu em diversas publicações da Marvel e sua maior participação foi no arco popularmente conhecido como a Saga do Cubo Cósmico. O vilão foi mostrado como um tirano que tentava conquistar o universo inteiro e com uma relação romântica complicada com a própria Morte.

Anos mais tarde, em 1990, Thanos foi ressuscitado e estrelou a minissérie 'Thanos: Em Busca de Poder', onde ele viajava pelos confins do universo enfrentando os guardiões de cada uma das Joias do Infinito, gemas de poder imenso que juntas governam todas as forças que regem a existência. Ao final, ele reúne as pedras na Manopla do Infinito e se inicia o Desafio Infinito, a primeira das Sagas do Infinito, em que Thanos aniquila metade da população do universo para cair nas graças de sua amada Morte.

A partir daí, o vilão virou figura frequente em histórias que reuniam todo o panteão de heróis da Marvel para enfrenta-lo e se mantém em evidência até hoje, como um dos queridinhos dos fãs da nona arte.

Sétima Arte

As Joias do Infinito já foram exploradas largamente nos filmes da Marvel e continuam sendo o objetivo condutor de Thanos. O vilão virá à Terra com seu time de asseclas, conhecido nos quadrinhos como Ordem Negra e que, no longa, serão os filhos de Thanos. O motivo da invasão é coletar as gemas que estão no planeta para formar a Manopla do Infinito. Isso fará com que todos os heróis do universo cinematográfico se reúnam para derrotar o Titã.

O ator que interpreta o personagem criado por computação gráfica é Josh Brolin que, curiosamente, também fará o mutante Cable em 'Deadpool 2' produzido pela Fox. No trailer é possível perceber que Brolin captou bem a aura ameaçadora de Thanos. Agora é esperar o dia 26 de abril para saber o quão fiel será a representação da maldade deste vilão.

*Texto produzido com a colaboração de Rafael M. Vasconcelos, sócio da Aceccine

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.