Coluna

Entre Nerds & Otakus: relembrar e não esquecer

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 30.12.2017
Na pele de um jovem soldado dos Estados Unidos, você experencia batalhas icônicas da 2º Guerra Mundial

O ano de 2018 já começa com o prenúncio de um grande confronto por conta do período eleitoral para presidente. A intolerância e o ódio são ingredientes que farão, mais do que nunca, parte desse grande caldeirão fumegante de preconceitos disfarçados de opinião. Porém, ainda quero e espero estar errada quanto a isso.

Ao se pensar nessa tragédia anunciada, se torna imperativo relembrar e aprender com episódios históricos do mundo. Um deles é o da 2ª Guerra Mundial, um conflito que durou de 1939 até 1945 que envolveu a maioria das nações do mundo e que teve seu embrião no crescimento da popularidade de Hitler, na Alemanha, e do sentimento de ódio contra uma minoria, os judeus.

Lançado no mês passado, "Call of Duty: WWII" nos faz imergir em algumas das batalhas finais da Grande Guerra. O modo de campanha apresenta a trajetória do jovem soldado Ronald "Red" Daniels da 1ª divisão da infantaria dos Estados Unidos.

Sua primeira experiência no campo de batalha (Missão, no jogo) é a Operação Overlord no dia 6 de junho de 1944 que ficou conhecida como Dia D.

O personagem desembarca, pela manhã, na Normandia com seus companheiros em um assalto anfíbio. Acompanhamos seu avanço no campo de batalha, nas trincheiras, invadindo bases inimigas e ganhando terreno.

Um dos pontos mais legais deste modo é que o foco não é só a ação, o jogo consegue trabalhar bem o heroísmo, o companheirismo e os laços que se formam entre os soldados que estão lutando do mesmo lado do campo de batalha.

São dez missões que representam dez batalhas reais da 2ª Guerra. Em cada missão existem três objetos colecionáveis a serem encontrados, mementos. Ao descobrir todos os 33, o jogador recebe uma conquista (achievement) ou troféu (trophy).

Multiplayer

Na dificuldade normal, o modo campanha tem pouco mais de seis horas de duração. Porém, como bem sabem os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa e da franquia, a grande diversão começa com o modo multiplayer, tanto local em que você e um amigo estão no mesmo console utilizando dois controles e a tela dividida, quanto online, com os jogadores conectados pelo sistema.

É possível criar partidas ou entrar em partidas já criadas por outros jogadores e se divertir com pessoas do mundo inteiro que estejam jogando na mesma plataforma que a sua. No modo multiplayer também é possível escolher em qual divisão você prefere atuar com seu personagem.

Cada divisão tem uma área de atuação e indica um nível de conhecimento que o jogador deve ter para se dar bem. Além disso, o personagem pode ganhar uma habilidade, um treinamento e uma arma exclusivos.

A Infantaria tem combate versátil e é voltada para novos recrutas, a Aérea é de despacho rápido e é para soldados intermediários, assim como a Blindada, de armas pesadas. Montanha é de combate a longa distância, para veteranos, e a Força Expedicionária é a divisão responsável pelo combate de proximidade, também para veteranos.

Como extra, o jogo ainda traz o Nazi Zombies, um modo cooperativo com missões com histórias de terror em um plano sombrio e sinistro com direito a um invencível exército dos mortos.

"Call of Duty: WWII" traz os horrores e as emoções de batalhas da 2ª Guerra Mundial. O jogo é detalhista e trabalha bem tanto o cenário quanto os personagens, suas aparências físicas e uniformes. Além, é claro, da divertida jogabilidade com minigames em horas-chave do jogo. O novo CoD está disponível para PS4, XOne e PC (pela Steam).

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.