COLUNA

Entre Nerds & Otakus: olhares femininos

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 11.08.2018
Ilustração: Lila Cruz

Evento que ocorre nos  dias 17 e 18 dá visibilidade ao trabalho e pesquisa de mulheres na área dos quadrinhos e ilustração

Quando ouvimos falar de quadrinhos, temos em mente nomes de artistas de grandes editoras do mercado editorial que são, em sua maioria, homens. Poucas mulheres como Gail Simone e a brasileira Lu Cafaggi ainda surgem aqui e ali em rodas de conversa sobre o assunto.

A verdade é que, assim como na sociedade como um todo, o trabalho das mulheres na área de ilustração e quadrinhos ainda é pouco divulgado e enaltecido. Assim, buscando discutir a criação e consumo de quadrinhos e ilustrações por mulheres, com foco na produção nacional e local, surgiu o [DES]enquadradas.

O projeto foi colocado em prática em 2014 em um evento que reuniu 13 artistas do gênero. Sirlanney, Lovelove6, Negahamburguer, Cris Peter, Ana Luiza Koehler, Mariamma Fonseca foram algumas das convidadas.

Dando continuidade ao projeto, nos próximos dias 17 e 18 de agosto, o Porto Iracema das Artes irá receber a 2ª edição com o tema 'Autonomia, pesquisa e produção'.

Na programação, cinco oficinas, quatro mesas-redondas e mais de 15 convidadas, Jeanni Cordeiro, Brendda Lima, Dhiovanna Barroso, Dharilya, Luiza de Souza, Tatiana Ferreira, Milena Fernandes, Fernanda Meireles, Jéssica Gabrielle, Juliana Rabelo, Natália Prata, Isabel Costa, Vanessa Paiva, Lila Cruz, Sheryda Lopes, Manzanna, Sirlanney e Renata Nolasco.

As atividades que ocorrem durante o evento são gratuitas, abertas ao público, e não têm necessidade de inscrição prévia. As vagas para as oficinas, por exemplo, são disponibilizadas de acordo com a ordem de chegada.

Durante o evento, ainda na Escola Porto Iracema das Artes, também ocorre a Feira do Mar, em que alunos, professores, ex-alunos e ex-professores da escola estarão expondo e vendendo seus trabalhos.

Encerrando a programação dos dois dias de evento, shows com os coletivos femininos de música Nós Voz Elas, La Semilla Brasil, Flor Amorosa, Pérolas Negras e Damas Cortejam. As apresentações ocorrem na entrada da escola Porto Iracema das Artes, a partir das 19h30.

Ajuda

Como toda a programação do evento é gratuita, a produção do [DES]enquadradas organizou uma vaquinha online para cobrir alguns gastos.

É possível ajudar com qualquer valor através de boleto, cartão de crédito e Bitcoin. O total arrecadado será usado para custear transporte e passagens das convidadas, materiais das oficinas e pagar a produção e as palestrantes. Para ajudar na arrecadação, acesse www.vakinha.com.br/desenquadradas.

[DES]enquadradas - produção, pesquisa e autonomia

Programação

Sexta (17/08)

14h - Mesa 'O que está sendo pesquisado pelas mulheres sobre HQ e ilustração atualmente?', com Dhiovanna Barroso, Brendda Lima, Jeanni Cordeiro e Tatiana Ferreira

16h30 - Oficina 'Desenho Cartoon', com Dharilya

16h30 - Oficina 'Faz teu nome', com Luiza de Souza (IlustraLu)

18h40 - Mesa 'Produção de impressos em Fortaleza: dificuldades e alternativas possíveis', com Dharilya, Milena Fernandes, Fernanda Meireles e Jéssica Gabrielle

Sábado (18/08)

14h - Mesa 'Ilustração: estratégias de divulgação e venda', com Juliana Rabelo, Luiza de Souza, Vanessa Paiva e Natália Prata

16h - Performance 'Mulher, fale-me do seu trabalho', com Sheryda Lopes

16h30 - Oficina 'Assessoria de comunicação para publicações independentes', com Isabel Costa

16h30  - Oficina 'Flores e folhas em aquarela', com Juliana Rabelo

16h30 - Oficina 'Autopublicação: zines', com Lila Cruz

18h40 - Mesa 'Produção independente: depois de feito, qual o próximo passo?', com Lila Cruz, Manzanna, Sirlanney e Renata Nolasco

Mais informações:

[DES]enquadradas - produção, pesquisa e autonomia
Dias 17 e 18 de agosto (sexta e sábado), a partir das 14h, na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160). 
Gratuito.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.