COLUNA

Entre Nerds & Otakus: Nos tempos do vapor

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 10.03.2018
As ilustrações primorosas em aquarela são de William C. Eaken e ajudam a dar o tom fantástico do cenário

Se existe um RPG que se assemelha de fato a uma obra de arte, este só pode ser Castelo Falkenstein. Claro que depois dos anos 2000 muito se inovou no mercado de jogos de mesa, mas estamos falando de um sistema de jogo lançado na primeira metade dos anos 1990 que ganhou versão nacional quatro anos mais tarde.

O jogo é ambientado na Europa do fim do século 19, a era do vapor, porém em uma linha temporal diferente da nossa, na qual a magia existe, assim como os personagens de literatura. Sherlock Holmes, Capitão Nemo, Drácula, elfos, fadas e dragões fazem parte da rotina da Nova Europa.

Desenvolvido por Mike Pondsmith, também criador do RPG cult Cyberpunk 2020, o livro básico é belíssimo e parte do pressuposto que um amigo do autor estava de férias pela Baviera quando, em visita ao Castelo Neuschwanstein, o mesmo que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela de Walt Disney, ele foi transportado magicamente para essa realidade alternativa.

Tom Olam é nosso guia pelo mundo mágico do Castelo Falkenstein e apresenta o cenário com o mesmo deslumbramento que teríamos ao nos deparar com essas maravilhas.

Descrito em forma de diário, a mera leitura já é diversão garantida para os amantes de ficção científica, fantasia e, especialmente, do subgênero conhecido como steampunk.

A mecânica do jogo também é inusitada e casa perfeitamente com a tônica do jogo. Em vez de dados, cartas de baralho comum são usadas para determinar os sucessos das ações, algo explicado de forma metalinguística pelo sistema como sendo a maneira elegante de se jogar, visto que, dentro do cenário, dados seriam passatempo para rufiões, baderneiros e demais indivíduos de baixa estirpe.

A Retropunk Publicações lançou campanha de financiamento coletivo que contempla não apenas o livro básico, único a ser lançado no Brasil pela Devir, mas também diversos suplementos.

A linha já está garantida, tendo atingido mais que o triplo do valor necessário faltando ainda quase um mês para o encerramento das contribuições. Ainda dá tempo de garantir uma passagem para a Nova Europa e viver aventuras fantásticas na pele de um lorde élfico versado em mágika, um anão mestre em engenharia, um nobre membro da corte da Rainha Vitória ou um bravo hussardo prussiano.

Mais informações

Campanha de financiamento coletivo Castelo Falkenstein: www.catarse.me/falkenstein

*Texto produzido com a colaboração de Rafael M. Vasconcelos

Girl power

Image-1-Artigo-2372795-1

A Level Up organiza a Women's Warface League, um campeonato todo feminino de Warface que terá início domingo (11) e distribuirá premiação na moeda do jogo. As equipes deverão ser compostas por cinco jogadoras e registradas no link bit.Ly/womenswarface até as 23h59 de sábado (10). Às 15h de domingo começam as partidas eliminatórias para definir os 12 times participantes do campeonato.

TMJ em cores

Image-0-Artigo-2372795-1

A coleção Turma da Mônica Jovem em Cores está sendo relançada em edição de colecionador com volumes trimestrais. Agora é a vez da Magali estrelar uma história que se passa em um reino de poderosos e misteriosos felinos que odeiam a humanidade. "Magali - Coração e Garra" tem capa dura, papel couchê, 108 páginas coloridas e preço sugerido de R$ 39,90.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.