coluna

Entre Nerds & Otakus: no clima da Copa

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 16.06.2018
O capitão Oliver Tsubasa retorna em julho em um remake no Cartoon Network

No próximo dia 1 de julho, às 9h, Captain Tsubasa retorna às telinhas no Cartoon Network, mas, desta vez, em um remake que tem a direção de Toshiyuki Kato (JoJo's Bizarre Adventure) e animação do estúdio David Productions (Level E e JoJo's Bizarre Adventure) que estreou em terras japonesas em abril.

Conhecida no Brasil como Super Campeões, a primeira série animada que conta a história de Oliver Tsubasa (Tsubasa Oozora no original) estreou em 1983, tinha como objetivo promover o futebol no Japão e era até apoiada pela Associação Japonesa de Futebol.

A história é baseada no mangá criado em 1981 e publicado até 1988 na revista Shueisha's Weekly Shonen Jump, berço de diversos quadrinhos clássicos japoneses.

O responsável pelo mangá é Yoichi Takahashi, tão fã do esporte que chegou a criar outro título em 2002, "Hungry Heart - Wild Striker", que trata do mesmo tema, mas de uma forma bem mais realística que o anterior.

Para ressaltar a importância da obra no Japão, é necessário que se diga que o mangá e a animação realmente alcançaram seu objetivo e, além de aumentar o interesse dos japoneses pelo esporte, ainda ajudaram com a moral da seleção japonesa, já desesperançosa com o futebol.

Captain Tsubasa, na verdade, é um fenômeno mundial. O anime e o mangá são considerados clássicos do gênero em diversos países e, com o sucesso, a série animada ganhou uma adaptação em 1994, um remake em 2002 e outro este ano.

No total, existem ainda seis séries em mangá, quatro filmes e dois OVA's (um deles com 13 episódios), além de aproximadamente 15 jogos eletrônicos para consoles da Nintendo, Sony e até PC.

O enredo tem como foco as aventuras da seleção japonesa de futebol e seu capitão, Oliver Tsubasa. Treinos, partidas e campeonatos são mostrados, mas a história não acontece só dentro de campo, o anime retrata a rivalidade e as amizades dentro e fora dele.

Apesar de ter uma pegada mais séria que outras animações clássicas, mostrando como garra e determinação podem gerar bons resultados, o anime apresenta os jogadores fazendo movimentos dinâmicos de futebol, com estratégias de ação e acontecimentos apresentados de forma bem fantasiosa, como se os famosos golpes de lutas fossem aplicados ao futebol (tem até um goleiro que defende seu posto com golpes de karatê).

Estreia

O remake pretende reviver a história de origem do garoto Oliver Tsubasa que se tornou capitão da seleção japonesa de futebol.

A série tem estreia prevista para julho, mas para ajudar na ansiedade, o canal adianta os quatro primeiros episódios em uma maratona ao vivo no dia 30 de junho a partir das 19h no Facebook e no canal do YouTube do Cartoon Network.

Mundo de Greg

Outra estreia do Cartoon Network é a série animada O Mundo de Greg que chega ainda este mês. Na história, três amigos vivem muitas aventuras na parte selvagem de um bosque. Os primeiros episódios vão ao ar este fim de semana às 9h no canal.

Beta aberto

Entre 21 e 25 de junho, o jogo eletrônico de corrida da Ubisoft, The Crew 2, terá fase beta aberta. Quem tiver interesse em se preparar para esses dias, já pode fazer o preload para PS4, XOne e PC pelo site thecrewgame.Com/openbeta.

Skins da Copa

Para celebrar o futebol, o League of Legends acaba de lançar duas skins para os Campeões Rammus e Lee Sin (foto). Cada um delas pode ser adquirida por 975 Riot Points (RP), moeda de compra utilizada dentro do jogo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.