Coluna

Entre Nerds & Otakus: Gente como a gente

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 02.06.2018
Retsuko engole muitos sapos para conseguir manter seu emprego em uma grande firma
No fim do dia, para desestressar, a jovem recorre ao karaokê e solta o verbo no Death Metal

Aggretsuko é uma das mais novas séries animadas da Netflix. O que ninguém esperava é que uma personagem da Sanrio (Hello Kitty, Keroppi, Chococat, My Melody) que é protagonista da animação se tornaria uma febre entre os mais velhos.

Retsuko tem 25 anos, é solteira e trabalha na parte de contabilidade de uma grande firma. Todos os dias, a panda vermelha se esforça para lidar da melhor maneira possível com seu chefe extremamente sexista e com a personalidade de seus colegas de trabalho, caricaturas eficientes de pessoas que facilmente identificamos em ambientes corporativos.

Contrastando com seu visual fofinho e com seu ar angelical do dia a dia, a nossa protagonista sai desanimada ao fim do expediente e, pelo menos uma vez por semana, vai a uma sala de karaokê sozinha onde despeja todas as suas raivas e frustrações em gritos e grunhidos de músicas de Death Metal com letras que ela improvisa de acordo com os inúmeros problemas que está passando.

Inovadora em seus contrastes, a série agrada os mais velhos que conseguirão se identificar com as histórias de Retsuko, porém nem tanto com sua passividade, e verem escancarados na telinha os comportamentos repreensíveis daquele chefe abusador, o puxa-saco do trabalho,a colega fofoqueira, entre outros estereótipos possíveis de encontrar nos mais diversos ambientes de trabalho.

Romance

Nem só de trabalho vive o homem e, muito menos, a mulher. Depois de sofrer em alguns episódios da série, Retsuko, levada por uma propaganda no metrô, começa a pensar em saídas para a sua frustrante vida no escritório. Uma das conclusões que chega é a de que precisa conseguir um marido que possa sustentá-la para que não precise mais se sujeitar às agruras do trabalho.

É aí que a vida da panda vermelha dá uma reviravolta, com novas amizades, novo estilo de vida e uma lição que nem ela e nem nenhum espectador vai esquecer.

A primeira temporada de Aggretsuko estreou inteira na Netflix no dia 20 de abril. Os dez episódios da série são curtos, com 15 minutos cada, e conseguem trazer leveza à história de Retsuko que, tristemente, retrata a vida de milhões de mulheres pelo mundo.

A arte dos episódios segue a linha fofinha da Sanrio, as piadas são simples, mas com momentos hilários, com especial atenção ao canguru fitness. A animação é uma ótima pedida para uma maratona rápida.

Korean Day

Image-1-Artigo-2408103-1
No próximo fim de semana, dia 10 de junho, o RioMar Kennedy realiza o "Korean Day" pela primeira vez. O festival que traz espaços temáticos, música pop coreana e um bate-papo com a YouTuber paulistana Thais Midori (foto). Toda programação é gratuita, das 14h às 19h, na Praça de Eventos do Piso L3.

Girl power

Image-0-Artigo-2408103-1
Com estreia no dia 15 de jjunho, "Os Incríveis 2" traz de volta às telonas a família de super-heróis mais amada da cultura pop. Desta vez, Helena, a matriarca da família, é quem está encarregada de salvar o dia enquanto o pai, Beto, cuida do bebê, Zezé.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.