COLUNA

Entre Nerds & Otakus: Comovente

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 06.01.2018

Integrado ao catálogo da Netflix no último mês, 'Your Name' é um longa de animação que surpreende por suas virtudes. O filme deve agradar os fãs de anime e cinema pela qualidade.

A história não é exatamente nova e com certeza você já deve ter visto alguns filmes que seguem a mesma premissa (alguém disse 'Sexta-feira muito louca'?). O diferencial é que 'Your Name' não se propõe a ser sobre inovação, mas sim sobre a qualidade de uma narrativa.

No enredo, Mitsuha é uma típica menina de interior que mora num vilarejo próximo a Tóquio, leva uma vida bastante tradicional e sem grandes emoções. Já Taki é um típico menino de cidade grande que mora em Tóquio e possui uma vida mais agitada.

Sem qualquer razão aparente, Mitsuha e Taki começam a ter uma série de sonhos estranhos, em que um vive a vida do outro. Eles logo percebem que não se trata somente de sonhos e que, de tempos em tempos, durante um dia inteiro, eles realmente trocam de corpos.

Assim, os dois precisam entender como essa nova dinâmica pode afetar suas vidas e criar regras para amenizar os problemas que isso pode trazer. Entre uma troca e outra, os dois começam a se corresponder e a desenvolver uma forte relação.

Forma e conteúdo

A obra é criação de Makoto Shinkai e foi adaptada para um romance e um mangá com três volumes, o último saiu em abril de 2017. No Brasil, o título foi publicado por completo pela JBC.

Um dos pontos altos do longa é a arte primorosa. Makoto, porém, não ficou satisfeito com o resultado final e acha que a produção poderia ter um nível muito superior se houvesse mais tempo e dinheiro. Por outro lado, a forma como a trama se desenrola agrada o dono da bola e, de fato, é o ponto mais alto da animação.

Com um enredo simples e imersivo, o espectador é transportado para o dia a dia dos dois adolescentes que, com a ajuda um do outro, vão entendendo um pouco mais sobre si mesmos e desenvolvendo uma relação belíssima de amizade e amor.

Mas não se engane, apesar dessa simplicidade, o roteiro guarda algumas surpresas e momentos muito emocionantes, que devem tocar até os corações mais frios.

Repercussão

A qualidade da película não passou despercebida e, desde seu lançamento em 2016, 'Your Name' vem colecionando diversos prêmios.

A produção chamou a atenção de Hollywood e J.J. Abrams já está trabalhando num remake em live-action da animação.

Ainda não há data prevista para essa versão, porém como o diretor e produtor possui uma agenda bastante concorrida, ainda deve demorar um pouco para vermos a visão dele sobre a história de Makoto Shinkai.

Até lá, temos o original ao alcance, no catálogo da Netflix, só esperando para emocionar e encantar ainda mais pessoas!

*Texto produzido com a colaboração de Rafael M. Vasconcelos, membro da Aceccine

Bumblebee

Image-1-Artigo-2345710-1

Dirigido por Travis Knight, "Bumblebee" teve sua primeira imagem divulgada. O longa estreia em janeiro de 2019 e é um spin-off de "Transformers" que acompanha a aventura solo do personagem na Califórnia dos anos 1980.

Black Mirror

Neil Gaiman, autor de Sandman, demonstrou interesse em fazer um episódio de Black Mirror. A declaração foi dada em resposta a um Tweet que sugeria a Charlie Brooker, criador da série, convidar roteiristas para os próximos episódios.

Aniversário

Image-0-Artigo-2345710-1

Diablo completa mais um ano de vida com o evento "Escurecer de Tristram" em que os jogadores de Diablo III devem deter um grupo de cultistas e reunir pistas que levam a um portal para o passado de Tristram. Ao concluir as atividades do evento, os jogadores recebem recompensas como conquistas, retratos, mascotes (como o Açougueiro da imagem), entre outros.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.