coluna

Entre Nerds & Otakus: a hora e a vez dos eSports

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 17.03.2018
Marcelo cultivou sua paixão por games durante anos alimentando a sua imensa coleção de consoles
A feira reúne as novidades dos games. Na foto, a edição de 2013 que apresentou os consoles PlayStation 4 e Xbox One ( Foto: Flávia Gurgel )

Evento anual que reúne apaixonados por games do Brasil inteiro, a BGS tem uma história que está intrinsecamente ligada com a do próprio idealizador do evento. De um churrasco no Rio de Janeiro a maior feira de games da América Latina, o responsável por todo esse sucesso é o empresário Marcelo Tavares que segue inovando e crescendo a feira a cada ano, seja com mais atrações, convidados, ou mesmo melhorando o espaço e a infraestrutura para os visitantes.

Marcelo se diz empolgado com os resultados que a feira tem obtido e com o mercado de games em si. A edição deste ano promete ainda mais convidados, atrações e empresas que a do ano passado, com destaque para os esportes eletrônicos.

A Brasil Game Cup, realizada pela BGS, teve um investimento 50% maior que em 2017. Neste ano haverá arquibancada, um palco mais imponente e tecnológico com 100% das telas em LED, além de um pavilhão inteiro reunindo estandes de times e empresas deste mercado.

Dentre as atrações da área estão Marcelo "coldzera", Gabriel "FalleN", Fernando "fer" Alvarenga, Epitácio "TACO" e Ricardo "boltz", cinco talentosos jogadores brasileiros de CS: GO (Counter Strike: Global Offensive).

Eles moram nos Estados Unidos e virão para a BGS participar de atividades como palestras em que falarão sobre suas trajetórias profissionais e experiências no mundo dos games, além de sessões de Meet & Greet com fotos com os fãs e autógrafos.

Outras novidades

Segundo Marcelo Tavares, esta edição da feira irá dobrar o número de convidados, comparado ao ano passado. Katsuhiro Harada, diretor da franquia de jogos de luta Tekken, é um dos confirmados. O produtor japonês receberá o prêmio Lifetime Achievement Award e um lugar no Wall of Fame.

Os fãs de Mortal Kombat poderão conferir de perto o ator e especialista em artes marciais Daniel Pesina, conhecido por interpretar personagens como Johnny Cage, Sub-Zero e Scorpion nos jogos da série.

Outros quatro nomes já estão confirmados e com contrato assinado, mas teremos que esperar que seja anunciado oficialmente na fanpage do evento (www.Facebook.Com/BrasilGameShow).

E por falar em crescimento, o empresário enfatiza que a área de PC Game triplicou de tamanho, é o setor que tem a comercialização mais rápida de estandes.

Essa edição trará um espaço reservado mostrando a evolução dos videogames. Também conta com uma arena arcade com freeplay de jogos antigos.

A BGS Talks será responsável por abrigar palestras, painéis e apresentações que deverão ter a participação de todos os convidados. Eles também deverão atuar como jurados dos campeonatos realizados na Cosplay Zone.

Os novos talentos são sempre bem-vindos. Como no ano passado, a BGS promoverá um Game Jam em que equipes terão 48 horas para produzir um jogo. Marcelo destaca também o crescimento da área Indie, com 118 estandes confirmados.

Presença feminina

Marcelo afirma que a ascensão do público feminino é um fato e que a missão da BGS também é a de levantar essa bandeira e procurar incluí-las no cenário, não só em campeonatos, mas também em outras atividades.

No contexto de eSports, haverá competições especificamente para as garotas. Provavelmente de CS:GO, por ter feito bastante sucesso no ano passado, e mais um segundo título a ser confirmado.

O empresário revela que muitos ainda perguntam o porquê de campeonatos especificamente femininos, se não seria melhor misturar homens e mulheres nos mesmos times. A resposta dele é que a intenção com isso é dar mais visibilidade às mulheres que jogam, visto que antigamente elas não participavam tanto de campeonatos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.