coluna

Entre Nerds & Otakus: A bela e a fera

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 03.02.2018

Elisa é uma mulher que trabalha como faxineira em um centro de pesquisas, sua rotina diária não difere muito da de garotas comuns, a não ser por um detalhe, algo que faz com que ela seja única, ela é muda.

Com diversas referências fortes a histórias como A Pequena Sereia e Cinderela, o diretor e roteirista Guillermo del Toro cria um belo conto de fadas que, apesar de fantástico, é mais real que muitos filmes. Em 'A Forma da Água', ele mostra uma fração de como é a existência de pessoas que possuem o que é considerada uma deficiência, no caso, a ausência da fala, além de também trazer à tona diversos tipos de preconceito.

Em sua vida repetitiva e, aparentemente, feliz, Elisa cuida de sua casa, mantém amizade com seu vizinho e com uma colega de trabalho. Com seu jeito silencioso, a jovem sempre é posta em um papel subserviente de ótima ouvinte, dedicada amiga e trabalhadora, mas descobrimos que ela é mais do que sua aparência e o nosso preconceito sugere.

Quando uma criatura humanoide meio peixe é levada ao centro de pesquisas, Elisa mostra seu verdadeiro caráter empático e suas vontades individuais finalmente começam a aparecer. Ela se arrisca, de aproxima e se apaixona pela criatura que a trata como a um semelhante, e mais, vai lutar fervorosamente por esse amor proibido.

Uma história fantástica que vai encantar diversas audiências, mas que quem é RPGista tem um sabor especial que remete àquela partida de Dungeons and Dragons em que há um romance impossível entre uma humana e um membro do povo do mar.

Inspirações

A ideia para o filme vencedor do Globo de Ouro de Melhor Diretor e que possui 13 indicações para o Oscar surgiu ainda em 2011, mas del Toro afirma que o projeto começou ainda quando tinha 6 anos e assistiu ao filme 'O Monstro da Lagoa Negra'.

Já a criatura, resultado do trabalho do escultor Mike Hill, guarda semelhanças com Abe Sapien, personagem recriado por Guillermo no longa Hellboy (2004). Inclusive, os dois personagens são interpretados pelo mesmo ator, Doug Jones, o que reforça ainda mais a paridade entre os heróis.

Romance

The-Shape-Of-Water

A história de Guillermo del Toro foi transformada em livro em parceria com Daniel Kraus e já possui edição nacional pela Intrínseca. O romance de 352 páginas foca na oposição entre o oficial do governo dos Estados Unidos, Richard Strickland, e a jovem Elisa Esposito.

BGS em livro

BGS

A Brasil Game Show, feira de games que já se consolidou no mercado brasileiro, lança a segunda edição de seu livro contando momentos marcantes da história do evento que iniciou sua trajetória em 2009 no Rio de Janeiro. A publicação está em edição limitada, capa dura, custa R$99 e está à venda pelo site www.Brasilgameshow.Com.Br

Maratona

Durante o Carnaval o Cineteatro São Luiz estará de portas abertas para receber os fãs e curiosos da série Vikings. De 10 a 13 de fevereiro haverá acesso gratuito para a exibição dos 19 episódios legendados da saga.

Volta às aulas

Meninas-super-poderosas

A Cartoon Network lançou sua nova linha de produtos para o retorno das férias. São mochilas, estojos e lancheiras com os personagens queridos das animações do canal. Confira nas lojas!

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.