Coluna

Entre Nerds & Otakus: 20 anos de treta espacial

Entre Nerds & Otakus

FLÁVIA GURGEL - flaviapgurgel@gmail.com

00:00 · 07.04.2018

Quando StarCraft aterrissou nas prateleiras das lojas, seu irmão mais velho, WarCraft, já estava consolidado como uma franquia de sucesso nos games. Na cabeça do público consumidor de jogos de estratégia em tempo real, o lançamento era apenas uma versão espacial do já consagrado título de fantasia. Só que, desta vez, a Blizzard não trazia orcs e humanos em lados opostos de um conflito, e sim uma Terra futurista deveria combater o avanço alienígena em suas colônias pela galáxia.

StarCraft ganhou o mundo meses depois da estreia do filme Tropas Estelares. Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheteria, o longa teve uma boa visibilidade. Com uma temática e estética tão semelhante, as comparações entre as duas produções eram óbvias. No enredo, exércitos humanos enfrentando insetos extraterrestres no espaço e era impossível não se fazer o paralelo.

Zergs e Protoss rapidamente passaram a fazer parte do ideário gamer e da cultura pop. Mas esse era só o começo, pois a grande sobrevida do game seria num segmento que ainda estava engatinhando na época, no ano de 1998: os eSports.

O jogo virou febre entre competidores, campeonatos específicos começaram a surgir por todo o globo e, em pouco tempo, os coreanos já dominavam o segmento com jogadores profissionais recebendo muito bem para fazer o que antes era apenas um hobby, jogar. A qualidade do jogo é tão grande que a sequência veio apenas 12 anos mais tarde, porém StarCraft ainda continuava relevante e atual.

Em 2018, nos 20 anos do jogo que foi a pedra fundamental da franquia, a Blizzard preparou uma série de homenagens e recompensas para quem acompanha de perto a franquia.

O documentário especial "StarCraft é Vida: Uma celebração de 20 anos" já está disponível no YouTube (http://bit.Ly/starcraftevida) e tem participação de diversas personalidades, veteranos persistentes da comunidade que ajudaram a colocar o jogo no mapa, além de outros que representam a próxima geração de jogadores.

Além disso, grandes nomes da comunidade de StarCraft foram reunidos para uma transmissão especial no Twitch e, aqueles que assistirem, poderão receber recompensas exclusivas. A transmissão será feita no canal https://www.Twitch.Tv/starcraft até as 22h (horário de Brasília) no dia 31 de março.

Mais informações

20 anos de StarCraft

Https://starcraft2.Com/pt-br/sc20

Attack on Titan

O filme de Attack on Titan será exibido pelo UCI Kinoplex Iguatemi neste domingo (8) às 16h. A história gira em torno do personagem Eren Yeager que habita um mundo onde a humanidade vive rodeada por enormes muralhas para se proteger de criaturas gigantescas, os Titãs - que anos atrás realizaram uma carnificina nas cidades. Os sobreviventes lutam para recuperar seu território e esclarecer os mistérios ligados ao aparecimento dos Titãs.

Pillow Fight

Neste sábado (7) é comemorado o Pillow Fight Day (Dia da Guerra de Travesseiros) e a S1 produções organizou uma festa temática no Órbita Bar. Quem quiser pode comparecer de pijama, o local estará cheio de travesseiros e haverá várias brincadeiras para relembrar os tempos de infância. A música fica por conta dos DJ's Lucas, Thales e Bia Gondim, além de três pessoas escolhidas para discotecar com eles. Na programação, muito pop, rock e a guerra de travesseiros.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.