coluna

+Design: Trocando lâmpadas por LED

00:00 · 04.11.2017

O uso de equipamentos ecologicamente sustentáveis, hoje, é mais do que necessário, pois vivemos uma crise hídrica e, por consequência, uma crise de fornecimento de energia elétrica.

A questão de repensarmos o consumo de energia parte do princípio de um projeto de iluminação bem elaborado, não só na questão estética, mas, principalmente, nas vantagens da substituição de lâmpadas tradicionais para as de LED. Desde que entrou em vigor, em janeiro de 2015, a bandeira tarifária já fez com que os brasileiros pagassem R$ 20 bilhões a mais em suas contas de luz, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Neste mês de novembro, o governo anunciou o uso da bandeira de cor vermelha.

A mudança de alguns hábitos pode ajudar a ter um consumo mais consciente de energia. Com as lâmpadas LED, é possível ter uma economia de até 90% em relação às incandescentes e até 30% no caso das fluorescentes.

Toda essa economia é proporcionada graças à eficiência da tecnologia LED. Com o uso de apenas 8W de potência, é possível deixar um ambiente iluminado com a mesma intensidade do que uma lâmpada incandescente de 60W ou de uma fluorescente de 15W.

A sustentabilidade é outro ponto positivo para esse tipo de lâmpadas. Além do menor consumo de energia e, consequentemente, de recursos naturais para gerá-la, elas não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha e ainda são livres de metais pesados ou mercúrio.

Mesmo que custem um pouco mais de investimento em um primeiro momento, as lâmpadas LED tornam-se aliadas fortíssimas das finanças de economia doméstica.

Segundo os profissionais, arquitetos e light designer, especialistas em projetos de iluminação, "hoje a última geração lâmpada de LED projeta com toda nitidez as nuances de cores dos ambientes, mantendo fiel todas as cores sem distorções", diagnostica Lígia Orlandini, gerente de produto de lâmpadas LED da empresa Ledvance.

Releitura do século XIX

Image-2-Artigo-2319796-1

A poltrona espreguiçadeira TARGA expõe um estilo refinado e atemporal da Gebrüder Thonet Vienna. O conceito do projeto da cadeira é inspirada no mobiliário doméstico do fim do século XIX, rico em referências da burguesia austríaca e no urbanismo da cidade de Turim. Algumas das peças mais emblemáticas da coleção contemporânea de Gebrüder Thonet Vienna GmbH, com seus assentos e encostos de palinha e estruturas de madeira elegantemente torneadas, incluindo os sofás Promenade, de Philippe Nigr, e Targa, da GamFratesi. A rica releituras de móveis clássicos do contemporâneo do mobiliário mundial.

Champanhe de verão

Image-0-Artigo-2319796-1

Desde 2011, a Chandon colore a estação mais esperada do ano com suas taças. Lançadas em diversas cores, viraram febre e tornaram-se referência para o mercado. Para essa temporada, a marca mais uma vez mostra-se pioneira e apresenta, junto com a campanha de verão, seu modelo de taça que vira copo. Totalmente único e exclusivo que, além do design proprietário, inova e descomplica o consumo do espumante no melhor estilo "summer". Coloridas e vibrantes, as novas taças da Chandon são superversáteis e permitem celebrar o verão adicionando um toque chic, cool e bem brasileiro.

Birdie Metal

Image-1-Artigo-2319796-1

O par de abajures que foram batizados de pássaros de metal tem como base um caule fino que recorda o tronco de uma árvore. A ideia poética de galhos expostos que estariam prontos para que pássaros pudessem pousar sobre eles, que também tem a função de ligar e desligar a luminária. A sua cúpula é uma reinterpretação da luminária de leitura clássica. Esses três elementos se fundem para dar vida a uma peça de iluminação de design ousado dos designeres Ludovica e Roberto Palomba para Foscarini.

Porta-retrato

Adroaldo Carneiro, na foto com Pompeu Vasconcelos, mais um ano armou o seu bazar solidário na loja da Audi Center. 100% da renda arrecadada com as vendas dos tapetes foi doada para entidades filantrópicas.

Image-0-Artigo-2319826-2

Dulce Silveira comemora 35 de sua loja Holanda por Dulce Silveira. No coquetel, recebeu arquitetos de Fortaleza em massa, entre as quais Gabrielle Ximenes e Bruna Carvalho.

Image-2-Artigo-2319826-2

No animado coquetel dos 35 anos da Loja Dulce Silveira, a herdeira Tatiana Silveira recebe o amigo e parceiro de negócios Rodolfo Santiago.

Image-1-Artigo-2319826-2

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.