coluna

+Design: Talentos do prêmio de Arquitetura

00:00 · 17.06.2017

O 4º prêmio de arquitetura Instituto Tomie Ohtake e Akzonobel é resultado de uma parceria entre o Instituto e a multinacional holandesa. A Akzonobel atua nos segmentos de revestimentos e especialidades químicas e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo e do design.

O prêmio é destinado exclusivamente a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade. Esse detalhe o diferencia de outros prêmios, já que o limite de idade tira do páreo uma série de profissionais já renomados, assim como grandes escritórios de arquitetura, dando mais oportunidade para os novos talentos da arquitetura e urbanismo.

Os projetos inscritos devem ter sido construídos durante os últimos dez anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos. Foram selecionados dez projetos, que serão reunidos também em publicação e participam de uma exposição, com entrada gratuita, na sede do Instituto Tomie Ohtake, de 10 de agosto a 17 de setembro de 2017.

Vencedores

Na abertura do evento, dia 10 de agosto, serão anunciados os premiados. Os arquitetos responsáveis pelos três projetos considerados de maior destaque serão contemplados com viagens internacionais para Xangai, na China; Helsinque, na Finlândia e Havana, em Cuba.

Vejamos fotos de cinco dos dez finalistas. A lista completa com fotos, você vê acessando o blog + Design do Diário Online no link: http://blogs.Diariodonordeste.Com.Br/design/

Cirurgião e artista plástico Issac Furtado em noite de sua vernissage na qual expôs trabalhos de arte em códigos de QR Codes. Na foto, ao lado de sua esposa Sheyla Furtado

A requisitada arquiteta Márcia Andreia, já veterana na Mostra 100% Design, esse ano assina o lobby do hotel design. Márcia destacará em seu projeto peças de design assinadas e obras de arte valiosas

A jovem arquiteta Sabrina Max, depois de temporadas de trabalho na cidade de São Luis, desembarca de vez em Fortaleza e estreia na Mostra 100% Design 2017, assinando a biblioteca do hotel design

Cubos em cobre

Essa linda escultura forma uma intrigante volumetria com cubos acoplados em uma sequência linear. Seu acabamento em textura rústica quebra minimalismo, reflexo de uma harmonia entre diferentes conceitos de beleza escultural. Seu estilo recebeu inspirações no modelo desconstrutivista. A obra torna os ambientes ecléticos e, ao mesmo tempo, minimalistas, bem como corajosos, mas sempre elegantes. Sua cor metalizada em tom de cobre arremata sua elegância retilínea.

 

Janelas de Milão

A empresa Desalto, especializada em móveis de design assinados, foi selecionada pela revista italiana Elle Decor para compor a decoração da festa do Milanaise, aniversário da loja de departamento com o evento especial "Projeto 100xcento". O número 100 representa os objetos de design escolhidos entre os mais emblemáticos de um século de história de inovação e investigação que a loja tem vindo a promover desde 1917. Os móveis foram exibidos como vitrines nas janelas com vista para a Piazza Duomo, em Milão.

 

Designers brasileiros

Com mais de 20 anos de experiência em decoração e design, a L'oeil sempre deu oportunidade e espaço para o design. Agora, a marca alia qualidade ao propósito de prestigiar grandes nomes do design nacional com uma novíssima coleção recheada de móveis e objetos assinados. Entre as novidades que podem ser encontradas estão cadeiras, bancos, banquetas, luminárias, mesas e inúmeros objetos de decoração assinados por nomes respeitados no cenário do design brasileiro. É o caso da Luminária Tauari Tijuca Regulável Moor Naturale e a Luminária Acali, da designer Daniela Ferro.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.