coluna

+Design: Semana Criativa de Tiradentes

00:00 · 30.09.2017

Acaba de acontecer a Semana Criativa de Tiradentes, em Minas Gerais, um evento anual que reuniu talentos de todo o País e teve como objetivo trocar conhecimento, discutir, produzir, fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo no Brasil.

Cinco renomados designers brasileiros foram convidados a criarem e produzirem peças de design ao lado de cinco artesãos locais, antes da realização da Semana Criativa, com uma linha de produtos feitos com pedra-sabão, madeira, metal e bordado, que foram vendidos e apresentados no evento.

A expectativa era a de que os artesãos multiplicassem os conhecimentos que adquiriram durante o processo em suas comunidades, engajando mais pessoas para as próximas edições. Além do laboratório de designers com artesãos locais para que troquem conhecimento e produzam juntos; palestras e bate-papos sobre criatividade, empreendedorismo, design e artesanato de tradição.

Os designers convidados foram Daniela Karam; Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu); Paulo Alves; e a dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro (do estúdio Nada Se Leva). Entre os artesãos estiveram a bordadeira dona Maria; dona Lilia, que produz as cruzes de Tiradentes; o marceneiro e serralheiro Wagner Trindade; o escultor de arte sacra Rondinelly Santos; e o escultor em pedra-sabão Expedito Jonas de Jesus. Nomes como do arquiteto Mauricio Arruda, apresentador do programa Decora no GNT, por exemplo, fizeram parte do time que palestrou na semana. Tiradentes entra na rota do autêntico design brasileiro, com esse evento que só enaltece e enriquece o trabalho de profissionais designers e artesões brasileiros. Fotos: João Bertholin

Image-0-Artigo-2302719-1 Image-2-Artigo-2302719-1 Image-3-Artigo-2302719-1

Cearense vencedor

Image-0-Artigo-2302720-1

Para comemorar seus 30 anos de atividades, o Museu Casa da Xilogravura, de Campos do Jordão, estado de São Paulo, convidou os xilógrafos residentes no Brasil para um grande evento/concurso. Acorreram 204 artistas, entre os quais, o gravador cearense Diego Sann, vencedor do prêmio na categoria "descoberta". As obras enviadas exibiram tão alto nível, que o Museu decidiu aumentar o número de prêmios, que passaram a ser 20. Foram criados três novos prêmios especiais e 13 menções honrosas. Foram quase uma centena, entre os melhores desses trabalhos. A exposição ficará aberta de 23 de setembro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018. Informações no site: www.casadaxilogravura.com.br

Menina ou menino?

Image-1-Artigo-2302720-1

As cores claras, como o branco, trazem tranquilidade, calma e introspecção ao ambiente em que estão inseridas. Os móveis nesta cor são neutros e oferecem liberdade para os papais escolherem a decoração, seja para meninos ou meninas, podendo formar combinações harmoniosas e delicadas. Móveis de madeira ou tingidos que aparentam veios da madeira, são peças marcantes e originais que fogem do convencional e criam um ambiente único. Os móveis da Tulipababy são indicados para ambos os sexos, remeterem aconchego ao ambiente. Também proporcionam um diferencial na decoração, pois combinam com todos os estilos de design de interiores.

Luminária Marilyn Monroe

Image-2-Artigo-2302720-1

A atriz Marilyn Monroe, atriz de sucesso nos anos 1950, até hoje inspira artistas e criadores. É o caso do design da lâmpada "Monroe", que conseguiu capturar a essência de sua imagem e toda a sensualidade de suas longas pernas. O abajur e a franjinha de borda de ouro complementam o conjunto, lembrando os vestidos usados por ela na época. A luminária é feita em latão antioxidante envernizado e sua cúpula de tecido de Chenille. "Monroe" é uma peça que expressa uma história, trazendo lembranças de personagens famosos do cinema de eras passadas, mas que se tornaram ícones.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.