Coluna

+Design: Mostra Artefacto Décor - Fashion

00:00 · 18.03.2017
Suíte Master de Christina Hamoui, homenageando Andrea Bogosian ( Fotos: Edison Garcia )
Debora Aguiar para Costanza Pascolato

A mostra Artefacto chega à 20ª edição na sua temporada 2017, que começou no dia 10 de março, no showroom da Haddock Lobo. Nos próximos meses, ela se desdobra em outras 12 edições pelos endereços da marca tanto no Brasil quanto mundo afora.

Por trás de cada móvel e acessório, a empresa apresenta conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo.

O mercado fashion metaboliza muito rápido as tendências e os novos hábitos culturais e de consumo, servindo como termômetro também para o design. Por isso, em 2017, a Artefacto está investindo nessa proximidade entre as duas plataformas de moda e decoração.

Na nova coleção, que tem boa parte das peças assinadas pela diretora artística Patrícia Anastassiadis, tanto as formas quanto o cuidado nos acabamentos evocam a excelência. A arquiteta também assina a vitrine, carro-chefe do evento.

Image-2-Artigo-2215767-1

Christina Hamoui para Andrea Bogosian

Entre as inspirações para os produtos, ela apontou o compasso para Yves Saint-Laurent e Christian Lacroix, além de estéticas orientais e movimentos como o Art Nouveau, valorizando a atemporalidade característica dos produtos.

Sob o tema décor-fashion, a edição 2017 reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes que homenageiam fashionistas que estão entre os mais expressivos do circuito. Zize Zinke homenageia Alexandre Herchcovitch; Fabio Morozini desvenda o universo de Patricia Bonaldi; João Armentano materializa o living de Ricardo Almeida; Debora Aguiar celebra Costanza Pascolato; Chris Hamoui assina o décor de Andrea Bogosian; Denise Barretto se inspira em Lino Villaventura; Gil Cioni e Olegário de Sá ambientam o espaço de Martha Medeiros; Patricia Penna vai de Sandro Barros; Francisco Cálio materializa em décor a plasticidade de Raquel Davidowicz; enquanto a vitrine de Patrícia Anastassiadis dá as boas vindas às mesmas referências de Lethicia Bronstein - a começar por Yves Saint-Laurent.

Image-5-Artigo-2215767-1

Francisco Calio para Raquel Davidowicz

Image-4-Artigo-2215767-1

Fabio Morozini para Patrícia Bonaldi

Image-3-Artigo-2215767-1

Zize Zink para Alexandre Herchcovitch

Poltrona funil

O móvel escultural que pode ser uma escultura ou até mesmo uma poltrona tem seu design em forma afunilada e de tão escultural e enigmático nos dá a sensação de apreciar uma obra de arte. A poltrona Yeme teca foi desenhada pelo designer David Lageyre e feita de materiais compostos, como fibras sintéticas e tecidos no estofamento, com pés tipo palito em madeira. Seu formato impactante nos faz até questionar seu conforto como móvel usual, levando em conta a frase que diz: "Se não funciona, não é design". Mas já vale a sua originalidade.

Image-2-Artigo-2215788-1

Leonilson na UNIFOR

O artista plástico cearense José Leonilson, falecido em 1993, já com grande destaque no cenário nacional das artes, deixou um grande acervo de obras expressivas que compõe a exposição "Leonilson, arquivos e memórias vivas", em cartaz no Espaço Cultural da Unifor. São 140 trabalhos em técnicas diversas, como pintura sobre lonas, bordados, colagens e uma miscelânea de todas as técnicas juntas em alguns trabalhos específicos. Sua produção de obras impactantes e emoções tensas e intensas, feitas durante os anos 80 e 90, ficará em cartaz até o dia 9 de julho. Mais informações no site www.unifor.br

Image-0-Artigo-2215788-1

Arquitetura em forma de montanhas

Até os apreciadores da arquitetura mais tradicional vão apreciar essa obra moderna. A capela construída na África do Sul é uma obra do arquiteto Coetzee Steyn, que buscou inspiração nas curvas sinuosas das montanhas que envolvem a paisagem ondulante. O telhado branco e ondulado, que é o núcleo da construção, foi feito em ferro fundido moldado de maneira. O vão único é todo envidraçado, inundando o interior do edifício de luz e proporcionando aos seus visitantes a deslumbrante paisagem ao seu redor.

 

Image-1-Artigo-2215788-1

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.