coluna

+Design: Lúdica e Paisagem

00:00 · 12.08.2017

É comum surgir uma série de associações e dúvidas quando falamos das questões ligadas aos limites e fronteiras da relação entre o design e a arte. Por este motivo, a exposição "Lúdica e Paisagem" está ancorada na ideia de que, entre estes dois campos de atuação criativa, existe uma linha tênue e que ambos, apesar das diferenças, comungam enquanto produtores de imagens.

O interesse da exposição reside em expor um conjunto de trabalhos realizados por designers e artistas que celebram o fazer artístico. Não se trata de pensar os espaços da arte e os espaços do design como temas de discussões históricas presentes nestes campos de conhecimento distintos. Ao contrário, trata-se de notar que há analogias e pontos de interseções entre o design e a arte.

s10

Nessa mostra, arte e design se entrecruzam e se fundem. Traços, cores e formas se alinham, se entrelaçam nos relevos gráficos. Na paisagem do tempo, na memória contida aludem à corporeidade e à poesia dos movimentos.

Lúdica e Paisagem - obra do cearense Siegbert Franklin produzida entre1957 -2011, foi o título dado à exposição em homenagem ao artista que disse: "Eu gostaria de falar sobre uma fantástica arquitetura biológica? mas seria criar limites. Enquanto homem percorro outros caminhos, imagino uma topografia fantasma cuja única lógica seria a possibilidade de nos fazer sonhar".

A exposição, que tem curadoria de Cláudia Sampaio, tem no seu principal intuito apresentar ao espectador que visita a sétima edição da Mostra 100% Design, a poética de designers que realizam incursões nas artes visuais sem a preocupação das especificidades de cada campo, mas com o único objetivo: "de nos fazer sonhar". Arte é um respiro profundo, um mergulho insano nas dores da vida.

Feira Rosenbaum

Image-0-Artigo-2281855-1

A Feira na Rosenbaum usa o design para expor a alma brasileira. Com curadoria de Cris Rosenbaum, esta edição reúne criações autorais de mais de 32 designers e artistas de todas as regiões do país. Em 2017, a Feira completa cinco anos, com mais de 17 edições realizadas. Em tempo: quando a efervescência de bazares urbanos e feiras de design ainda não existia em São Paulo, nascia a Feira na Rosenbaum, um espaço para reunir marcas autorais. Hoje é o último dia da feira que acontece na Rua Cristiano Viana, 224 - Pinheiros, São Paulo.

Cinema PUB design

Image-1-Artigo-2281855-1

O ambiente Cinema PUB design da Mostra 100% Design 2017 foi criado para oferecer mais funcionalidade. O espaço oferece mais do que um cinema, como também um lounge para pequenos eventos e recepções, no qual foi pensado uma estrutura de bar com balcão de tampo de pedra, proporcionando mais uma opção de ambiente dentro do espaço. Seguindo a tendência da cor "Greenery Decor", eleita pela Pantone a cor do ano de 2017, o ambiente é enriquecido com diversos tons da paleta verde, bem como plantas naturais, trazendo bem-estar e conectando e humanizando o ambiente à natureza. O projeto leva a assinatura do arquiteto Felipe Costa.

Bistrô do Hotel design

Image-2-Artigo-2281855-1

Um dos ambientes mais charmosos da Mostra 100% Design 2017 é o Bistrô assinado pela arquiteta Mirian Bastos. Uma mistura de estilos, que vem desde ao clássico ao moderno contemporâneo. O espaço ainda conta com a presença do verde em forma de grandes arranjos de folhagens, assim como os revestimentos das paredes e almofadas de madeira maciça e o papel aplicado no restante da parede no mesmo tom de verde, a cor do ano de 2017. Móveis de estilo e peças de antiquário dão o toque especial ao projeto do Bistrô do Hotel design.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.