coluna

+Design: Krajcberg, o Poeta dos Vestígios

00:00 · 25.11.2017

Como definir Frans Krajcberg? Um artista plástico, pintor, escultor, gravador e fotógrafo ou simplesmente um polonês que lutou na segunda guerra mundial contra o nazismo? Ele se radicou no Brasil em 1972 para travar mais uma luta. Dessa vez, contra a devastação da exuberante natureza que encontrou em terras brasileiras através da sua arte.

Frans nasceu na Polônia e é naturalizado brasileiro, país que considerava sua segunda pátria, onde alega ter tido a oportunidade de nascer pela segunda vez. Formado em Engenharia e Artes na Rússia, veio para o Brasil onde viveu no município baiano de Nova Viçosa.

Image-0-Artigo-2327894-1

O artista usava restos de matérias-primas descartadas pela natureza para a confecção de suas monumentais obras de arte. Eram cipós, trocos de árvores, raízes de plantas expostas ou restos de troncos de árvores destruídas por incêndios florestais.

Image-1-Artigo-2327894-1

Frans Krajcberg faleceu no último dia 15 de novembro aos 96 anos de idade. Segundo relatos, sempre comentava que chegaria a um século de vida, esse era seu maior desejo. Mas deixou uma vasta obra como legado de vida, fez arte da morte da natureza. Transformou troncos retorcidos pelo fogo em manifestações pela beleza plástica.

Image-3-Artigo-2327894-1

Por ter plantado uma floresta de obras remanescestes de seu sítio de uma área de 1,2 km², um resquício de Mata Atlântica e de manguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas no sítio, foram construídos dois pavilhões projetados pelo arquiteto Jaime Cupertino, que abrigam atualmente mais de trezentas de suas obras. A melhor definição a Krajcberg foi feita pelo cineasta Walter Salles que o definiu como "O poeta do Vestígio", também título do documentário de 1987. Segundo a marchand Marcia Barrozo do Amaral, que representa as obras do artista, Krajcberg vivia 24 horas por dia lutando pela natureza. Na região de Itabirito, em Minas Gerais, o artista buscava os pigmentos naturais de origem ferrosa que utilizava em suas obras. Em Nova Viçosa, construiu a sua "Casa na Árvore", uma pousada.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.