coluna

+Design: irmãos Campana da Multiarte

00:00 · 18.08.2018

A cidade de Fortaleza recebe, pela primeira vez, uma exposição com as peças mais emblemáticas da dupla de designers Humberto e Fernando Campana

O Estúdio Campana, Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, se tornou famoso em todo o mundo. O sucesso se deu graças às criações intrigantes de peças de design de mobiliário - como as poltronas Vermelha e Favela - e por trabalhos da versátil dupla na áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia, Moda, dentre outras.

O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa. A ideia é tornar preciosos os materiais do dia a dia, menos nobres ou comuns, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.

Uma boa mostra dessa criatividade pode ser vista na exposição "Irmãos Campana", que abriu no último dia 16, na galeria Multiarte, com a presença dos artistas. Ela reúne uma seleção primorosa, com 33 peças e uma montagem ousada e divertida.

Segundo Max Perlingeiro, diretor da Multiarte e curador da mostra, "eleger as obras para compor a exposição foi o grande desafio". "Seriam necessários muitos metros quadrados a mais, para abrigar a primeira seleção. Por fim, optamos por um 'concerto de câmara', mas não tão silencioso, porque todos os espaços disponíveis da Galeria serão contemplados: do estacionamento ao jardim", detalha.

Nos últimos anos, os Campana exploraram o cobogó em seus mobiliários e, posteriormente, em projetos de arquitetura. Elemento totalmente brasileiro, o cobogó pode ser utilizado em diferentes escalas e contextos, valorizando, principalmente, a difusão de luz e passagem de ar. Um dos trabalhos mais impressionantes desta mostra é uma obra permanente. Fernando e Humberto criaram para a Galeria Multiarte uma fachada-objeto-design com a conjugação de 1304 cobogós "Mão". Além de suas notórias criações de design o público terá a oportunidade de conhecer os processos artísticos dos Irmãos Campana, por meio de desenhos, pinturas, esculturas e fotografias.

 

Image-1-Artigo-2440862-1 Image-2-Artigo-2440862-1 Image-3-Artigo-2440862-1

Mais informações

Exposição Irmãos Campana
Na Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota). A mostra fica em cartaz até 29 de setembro, De segunda à sexta-feira, das 10 às 19 horas. Visitação gratuita.
( 3261.7724)

Móveis inspirados em Brasília 

moveis

Os traços modernistas da Capital Federal se reúnem em peças de mobiliário de forma inesperada. A Colina Design é uma linha de mobiliário feita, inspirada e dedicada à cidade de Brasília e aos brasilienses. Gravadas em madeira Ipê (Cumaru), ícone brasiliense que ganha vida nos períodos mais rigorosos de seca. A coleção é assinada pelo designer Marcelo Coelho. Ela foi desenvolvida graças aos refúgios proporcionados pelas sombras das mangueiras da Colina, única superquadra de Brasília que leva consigo um nome ao invés de uma numeração. O lugar foi principal fonte de inspiração para a desenvolvimento das peças. Corajosamente construída do zero, a cidade de Brasília vai te ensinar a ver a grandeza que reside escondida na simplicidade, preenchimento no vazio e acolhimento entre largas distâncias.

Coleção Aquarelle 

a

A Coleção de Mesa Posta Aquarelle conta com seis linhas, em cerâmica, 100% “Made in Brazil”. Traz em suas estampas exclusivas, dentre outras referências, formas geométricas, florais e o porcelain print, combinados com muito bom gosto nos itens dessa linha. A Copa&Cia está renovando seu mix de produtos, com 170 lançamentos, destaque para as Louças Aquarelle. As peças são vendidas avulsas, o que confere maior liberdade para adequação das quantidades e necessidades de cada consumidor. A estampa étnica é explorada na Linha Bossa, com formas geométricas, riqueza de detalhes e nuances de cores. Veja mais no site da oficial da loja – www.lojacopaecia.com.br

Porta-retratos

gente

O estilista Lino Villaventura foi homenageado, por seus 40 anos de carreira, durante a Mostra 100% DESIGN 2018. Lino também teve o momento festivo com um coquetel, quando recebeu seus convidados especiais para celebrar com ele o marco de sua carreira

gente
 
Roberto Pamplona Junior , Dulce Silveira e Leonardo Leal prestigiando o coquetel oferecido pela Planenje Prime em homenagem a Lino Villaventura, na Mostra 100% DESIGN 2018
 
 
gente
 
A colunista da revista Caras Brasil, Monica Barbosa, com Freitas Junior e Jaqueline Maia, durante o jantar no restaurante Marcel, onde ela foi recebida pelos amigos,
após sua palestra para arquitetos em Fortaleza

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.