Coluna

+Design: Fotografia brasileira no MIS

00:00 · 09.06.2018

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS-SP apresenta a obra pioneira de José Oiticica Filho, marco na fotografia moderna brasileira. Dentre sua produção se destacam as microfotografias científicas feitas durante seu trabalho como entomologista, a forte atuação nos movimentos cineclubistas, os experimentos com a abstração, as composições geométricas e as recriações fotográficas a partir de manipulação de negativos.

José Oiticica Filho, contribuiu para a inovação da fotografia brasileira entre os anos 1940 e início dos 1960 do século XX. Ao lado de Geraldo de Barros e outros expoentes da fotografia modernista brasileira, na década de 1950, tirou a fotografia do pictorialismo que ainda reinava entre os trabalhos fotográficos brasileiros. Sua vasta produção pode ser vista nesta exposição, que apresenta uma seleção de 167 fotografias feitas entre 1942 e 1964. A exposição tem curadoria de Carlo Cirenza e César Oiticica Filho.

José Oiticica Filho é um marco na história da fotografia no Brasil. Participou ativamente do movimento fotoclubístico brasileiro, foi membro do Foto Clube Brasileiro e da Associação Brasileira de Arte Fotográfica, no Rio de Janeiro, e do Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo. Foi reconhecido internacionalmente, fazendo exposições e recebendo prêmios.

Em 1956 constou como sétimo expositor mundial na lista da Féderation Internationale d'Art Photographique - FIAP, com 178 fotos em 84 salões internacionais. A arte fotográfica de Oiticica Filho figura entre as que mais se valorizaram nos últimos dez anos e levou a fotografia brasileira ao cenário internacional.

Black talheres

foto
Para as mesas com ares mais contemporâneos, a Merak Imports acaba de trazer o Faqueiro Titanium Premium. Fabricado em aço inox de alta resistência e com espessura perfeita para garantir a durabilidade das peças, os talheres contam com design clean e minimalista e são inspiradas no estilo escandinavo, do Norte Europeu. O modelo é ergonômico, com acabamento especial em PVD (Physical Vapour Deposition) e banho de titânio, que aumentam a proteção contra riscos e corrosão. Também pode ser levado à lava-louça. Especialmente para o público brasileiro, a faca tem corte para churrasco, serrilhada. Seu design permite que a faca fique posicionada na mesa sem cair.

Mostra Casa Pronta

Image-0-Artigo-2411507-1
Cheia de novidades, a mostra de decoração "Casapronta Quartos", do segmento de móveis para dormitórios decorados, que acontece no bairro de Pinheiros em São Paulo, está um luxo e de portas abertas para receber os visitantes até o ano de 2019. Contando com um belo ambiente assinado pelo escritório de arquitetura Paola Ribeiro, que traz referências de decorações praianas e do tropicalismo em suas estampas e cores como as aplicadas nas paredes e tetos pintados na cor verde Caminhos do Sul, virou tendência em cores para essa estação do ano. O projeto traz um pouquinho do frescor da natureza e dá um toque mais leve, associado ao uso da madeira nos móveis.

Porta-retratos

Image-0-Artigo-2411544-2
Alessandro Maia, com Genice Brandão e o Designer Felipe Gradvohl, articulou uma baladinha de aniversário no Vila Country com direito a show de bandas e que rolaram por noite afora 

Image-2-Artigo-2411544-2Sofia Linhares com Brenda Marinho no coquetel de lançamento do anuário de projetos de arquitetura residencial e comercial de 2018

Image-1-Artigo-2411544-2
O arquiteto Henrique Morais, assinará o projeto da Joelharia na oitava edição da Mostra 100% Design, que acontecerá em julho no Shopping RioMar Fortaleza

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.