coluna

+Design: Design cearense na revista Gente

00:00 · 21.10.2017

O design cearense ganha destaque no mercado local e nacional por meio de criações de protótipos e participações em concursos e mostras pelo Brasil afora. O selo 100% Design cearense se faz presente na edição da revista Gente, do Diário do Nordeste

Em mais uma edição da revista Gente, a coluna "+ Design" se fez presente trazendo o elenco de jovens talentos entre designers cearenses.

Com suas criações de design com referências na nossa cultura, peças de mobiliário e luminárias como as criações do designer Érico Gondim, que criou a primeira mesa no mundo que se molda ao formato de outro objeto ou espaço e adquire múltiplas formas de acordo com a necessidade do usuário. Ela tem como base o conceito da vibração que muda a forma à medida que é influenciado por novas "frequências". Totalmente adaptável, lúdica, interativa e integrativa, a peça promove uma interação criativa entre homem e objeto ao gosto do usuário a forma desejada.

Banco Totó

Image-0-Artigo-2312551-1

O Banco Totó é um banquinho de quatro patas supersimpático, com espírito alegre e um inegável DNA brasileiro, bem evidenciado por seu trabalho em madeira arredondada. Projetado por Eliana Braga e Rafael Studart para a Tarugo Design, o Totó é o perfeito apoio para uma poltrona ou sofá. Seu revestimento em azulejos sobre a estrutura em compensado naval, projetados pelo designer Guilherme Luigi, é inspirado no movimento modernista brasileiro e complementa a sensação de familiaridade da peça, evocando nossa memória afetiva. O azulejo ainda torna o Totó resistente às intempéries, podendo ser utilizado em áreas de varanda com chuva e também sol moderado.

Armário Bar Jamacaru

Design 3

A execução desse projeto do Studio DP, de Denise Olinda e Pablyto Leivio, apropriou-se de alguns elementos da cultura nordestina, em especial da região do Cariri, no estado do Ceará. O projeto visou desenvolver um armário bar que apresentasse em seu design uma identidade própria a partir da exploração de texturas e formas. A dualidade do mobiliário imprime, em sua modelagem, o rústico e o sofisticado. Na casca do móvel se sobressai a brasilidade desenhada a partir de técnicas artesanais na qual explora a madeira "in natura" e uso de elementos da cultura regional nordestina, com uma imensa matriz de xilogravura, compondo um rico repertório visual do armário. Já os materiais com apelo industrial compõem prateleiras, gavetas e nichos, na parte interna do móvel.

Luminária Corrupio

Luminaria Corrupio

A luminária Corrupio foi inspirada no brinquedo popular homônimo. O elemento lúdico, feito com tampinhas de metal, serviu como referência, inclusive para o conceito: reforçar o uso de materiais sustentáveis e ecologicamente corretos. Esses materiais carregam o conceito de inovação pelo uso do reaproveitamento de sacos plásticos descartados e de embalagens e redes de pesca confeccionados pela empresa parceira, Rato Rói. O produto assinado pelo designer Érico Gondim, destina-se a ambientes alegres e criativos. Recentemente, a criativa peça de design foi selecionada para participar de uma exposição promovida pela Apex em Montreal, no Canadá.

Estilo industrial

Image-0-Artigo-2313013-1

Uma boa inspiração. A primeira solução proposta para esse apartamento de 66m2 foi a integração da sala de jantar com a sala de estar e cozinha. Com toques de cores vibrantes, estampas geométricas, quadros e objetos decorativos adquiridos pelos clientes antes da reforma, o apartamento busca transparecer o perfil deles em ambientes despojados, aconchegantes e bastante funcionais. A sala de estar ganha personalidade no tapete de estampa geométrica Domo de Salvatore Minuano para compor a decoração. Com ar industrial e moderno, o apartamento é ideal para o casal, que adora receber amigos. O projeto leva a assinatura da PKB Arquitetura.

Moda à mesa

Image-1-Artigo-2313013-1

Uma experiência gastronômica não se restringe unicamente ao paladar. Uma mesa bem-posta desperta sensações, aguça os sentidos e também contribui para tornar esse momento único e inesquecível. Sempre atenta às tendências, a 'papisa da moda' Costanza Pascolato lança seu olhar apurado também sobre esse universo. Em parceria com a Copa&Cia, referência na criação de complementos decorativos para mesa posta, ela assina uma coleção de pratos em porcelana, que trazem as estampas da moda para o ambiente gastronômico. O cultuado bom gosto e o feeling de Constanza resultaram em serviços de mesa que primam pelo requinte e sofisticação. Onde encontrar: www.lojacopaecia.com.br

Lá vem o verão

Design 2

As estações com clima mais quente se aproximam e a Tok&Stok traz a Linha Garden com itens ideais para aproveitar ao máximo o verão. A marca apresenta grande diversidade de móveis e acessórios de decoração para área externa. São produtos em vários estilos para decorar, organizar e equipar o jardim, a piscina e a varanda ou, até mesmo, levá-los em momentos de lazer na praia ou no campo. A intenção é aproveitar ao máximo os dias quentes de verão em lugares abertos e bem arejados. A coleção de móveis da linha Mar e Terra se destacam nessa temporada de lançamentos, assim como as louças assinadas pelo designer Amir Slama, parceiro antigo da loja.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.