coluna

+Design: Ceará no Museu da Casa Brasileira

00:00 · 03.03.2018

O estado do Ceará é conhecido por ser um celeiro de artistas em diversas áreas do segmento artístico. Entre os que mais se destacam, estão os artesões, universo criativo no qual surge o trabalho do tecelão Alexandre Heberte. O tecelão cearense, natural de Juazeiro do Norte, cidade da região sul do Estado, teve contato com o tear de tapetes por um acaso da vida, no apartamento de um amigo onde estava hospedado, enquanto procurava trabalho na capital paulista.

Nesse momento, suas lembranças de seu cotidiano infantil como as redes de pescadores de sua terra, as máquinas de costura da mãe, que por um bom tempo foi costureira, se juntaram à experiência estranha e encantadora da metrópole.

Como resultado dessa mistura, Heberte começou a criar projetos em que o ato de tecer, utilizando formas simples de tear, provou-se performático e socialmente instigante. Alexandre já realizou performances, instalando seu tear no meio da rua, em bairros de São Paulo, no prédio da Bienal, por 48 ininterruptas horas, no MAC USP, dentro do projeto Rural Scapes.

E no momento participa da exposição "Entre - laçados' que acontece no A CASA Museu do objeto brasileiro. Os laços do título unem quatro criadores ao redor de uma prática milenar, que se renova e se revigora cada vez mais no contraponto de uma vida contemporânea.

Na verdade, por trás das potências de um discurso do manual, a arte têxtil se sofistica continuamente, abrindo-se para novos modos de existência e misturando-se a outras formas de arte.

Materiais

Na exposição, Heberte mostra suas tecelagens originais, que muitas vezes utilizam materiais como fitas de antigos VHS, arames, lãs reaproveitadas, além de muitas referências do seu Cariri como sinos, molas e pequenas caixas de som.

Entre os artistas participantes da mostra estão Marta Meyer, Alexandre Heberte, Marina Godoy e Renato Dib, que criam nessa exposição uma conversa na qual os verbos bordar, tecer, cortar e costurar parecem brincar, trocar de lugar entre si.

A exposição abre dia 6 de março no A CASA Museu do Objeto Brasileiro, em SP.

Cadeira Zaza

Image-2-Artigo-2369694-1

Palaciana e apoteótica, a cadeira Zaza é o tipo de criação de design original que foi feito para instigar os sentidos, o que poderíamos definir como design que nos leva a pensar. Seu espaldar em forma de uma delicada pluma ou pode se identificar nesse desenho uma folha aparentemente retilínea, de tamanho generoso, irá dramatizar qualquer cenário de decoração. A sua referência a elementos da natureza, mostra o capricho de seu criador aparentemente estampados em suas formas fluidas, sugestionando flexibilidade e conforto.

Adão e Eva

Image-1-Artigo-2369694-1

De acordo com o mito da criação de Abraão, Adão e Eva foram os primeiros homem e mulher representantes da espécie humana no mundo. Os personagens mitos estão representados na criação do artista Xiang Jing, de um par de Adão e Eva de estilo chinês. Eles têm um corpo inchado e pequenos traços faciais, com pontos vintage de cabelos curtos. Suas expressões faciais traduzem uma forte emoção, desmitificando nossa era contemporânea em que rostos e corpos têm que serem belos, imagem padrão de uma ditadura da beleza. As peças são numeradas, pintadas e assinadas à mão.

Galeria Menu das Artes

Image-0-Artigo-2369694-1

O marcham de arte Newton Freitas abriu no último dia 27 de fevereiro um novo espaço de arte em Fortaleza. A galeria Menu das Artes, birô de arte que há vários anos desenvolve ações de mostras e exposições com trabalhos exclusivos de artistas plásticos cearenses. A nova galeria Menu das Artes traz um acervo com diversas obras de estilos e técnicas diferenciadas, entre fotografias, esculturas, objetos e pinturas assinados por artistas como Celio Gurgel, Rodrigo Frota, Andrea Dallolio, Segio Helle, Rafael Camarâ e Alice Vilhena que assina a obra da foto. O novo espaço fica na rua Marcos Macedo, 655 - Aldeota.

Porta-retratos

Image-0-Artigo-2369687-2

Jaqueline Maia festejou seu B-Day com uma animada festa. Na foto com Isabela Fiúza que assinou o menu de comidinhas com seu Buffet La Maison. Um dos pontos altos do badalado evento 

Image-2-Artigo-2369687-2

Os amigos Alexandre e Sybelle Egels, com Freitas Junior, marcando presença VIP no niver de Jaqueline Maia, onde o casal assinou a produção da baladinha com arranjos e decoração de Alex Flores

Image-1-Artigo-2369687-2

Aguiara Aguiar, com toda animação, reuniu família e amigos queridos para soprar velinhas. Na mesma ocasião aconteceu o lançamento do seu mais novo empreendimento, o Salut Bistrô na Santos Dumont

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.