Coluna

+Design: Carnaúba - Árvore da vida

00:00 · 30.12.2017

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (Sesi/CE), recebe a exposição "Carnaúba - Árvore da vida", que conta a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940.

A mostra conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes a importância da carnaúba para o Estado.

E passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar a carnaúba como símbolo do Estado e fortalecer o sentimento de pertence dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. A exposição ainda traz aspectos biológicos e o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.

"Carnaúba - Árvore da vida" reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início quando H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época.

A viagem começou na sede da SC Johnson, em Racine, Wisconsin. Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba.

Além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.

Da árvore que arranha tudo é aproveitado. O palmito da planta jovem é alimento, assim como o fruto, que atrai ruminantes e suínos.

As folhas verdes alimentam o gado. Quando elas secam, retira-se o pó, aproveitado na produção da cera. As palhas são utilizadas no artesanato, na fabricação de utensílios domésticos e na cobertura de casas e barracas.

Do tronco, fazem-se caibros e linhas para o telhado, e a raiz tem uso medicinal. Ainda hoje é comum observar o uso do tronco como suporte para cobertura das casas e suas palhas na confecção de materiais para o dia a dia.

A cera de carnaúba segue tendo relevante papel na balança comercial do Ceará e é utilizada em diversos ramos da indústria.

Mais informações

Exposição "Carnaúba - Árvore da vida

No Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143, Centro).

Contato: 3201.3901

Natal de Cecilia Dale

Image-0-Artigo-2343260-1

A empresária do segmento de decoração, Cecilia Dale, visitou este fim de semana os dois shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza, que receberam decoração de Natal assinada por ela. Para o RioMar Fortaleza, ela trouxe a decoração inspirada em Londres, com as famosas cabines telefônicas vermelhas, soldadinhos de chumbo e uma réplica da Mini London Eye. Já no RioMar Kennedy, o tema é Vila do Papai Noel com um belo cenário com escritório do Bom Velhinho, ateliê da Mamãe Noel e uma grande árvore na Praça Central do shopping. Cecilia Dale conta com lojas de decoração no Brasil e oferece um mix diferenciado de produtos natalinos e artigos luxuosos de decoração.

Café Tiffany

Image-1-Artigo-2343260-1

A Tiffany & Co. Acaba de inaugurar o tão aguardado 4º andar de sua flagship store, localizada da 5ª Avenida, em NYC. Por lá, os clientes poderão tomar o verdadeiro "Breakfast at Tiffany´s", no novíssimo The Blue Box Café. O piso também abriga a nova coleção Home & Acessórios, que reúne novas peças de decoração irresistíveis. O café e o design do piso Home & Acessórios refletem, com modernidade, a experiência de luxo que a grife quer oferecer, o espaço é experimental e experiencial - uma janela para o novo momento da Tiffany. A decoração incorpora detalhes industriais, que reforçam o trabalho manual e artesanal da marca, além das heranças da Tiffany.

Decor de casa

Image-2-Artigo-2343260-1

Relembrando o que aconteceu na Maison & Objet em Paris 2017, quando a coluna + Design esteve in loco na maior feira de objetos de decoração para casa e cozinha, encontramos também uma grande ala especialmente selecionada para decorações de Natal, já no mês de setembro. Ali já sinalizava o que vinha de novidades e lançamentos para decor natalinas pelo mundo. São acessórios e decoração residenciais. Afinal, a noite mais especial do ano já chegou e as decorações natalinas seguem em todos os cantinhos da casa, cabendo em todos os detalhes da decoração supercriativa por todos os lares cristãos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.