coluna

+Design: ArtRio 2017

00:00 · 02.09.2017
Alegoria da América 2015, de Adriana Varejão óleo e gesso sobre tela Carpintaria Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel

No mês de setembro, o Rio de Janeiro receberá todas as atenções dos olhos de apreciadores de arte e artistas plásticos no Brasil. A capital carioca terá uma agenda artística bem agitada.

Nos dias que antecedem a ArtRio, está confirmada a quarta edição do CIGA - Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre 11 e 12 de setembro, as principais galerias cariocas terão programação e horários especiais com abertura de exposições, visitas guiadas, conversas com artistas e performances, entre outras atividades.

O CIGA tem entre seus objetivos estimular a visitação às galerias de arte, além dos museus e centros culturais. "A ideia de ter o CIGA na mesma semana da ArtRio é justamente ampliar esse calendário especial de arte. A cidade inteira terá programação voltada para as artes e isso será uma excelente oportunidade para todo o público, com uma opção diversificada de agenda, locais e temas. As galerias, assim como os museus, são muito importantes para o contato do público com a arte e com os artistas. As pessoas têm que incluir esses endereços em seus roteiros de aprendizado e lazer", indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Em 2017, a ArtRio estará de casa nova, na Marina da Glória. O evento, que acontece de 13 a 17 de setembro, vai reunir importante galerias brasileiras e internacionais. Chegando a sua 7ª edição, a feira tem entre suas metas ser um dos principais eventos mundiais de negócios no segmento da arte.

A ArtRio pode ser considerada uma grande plataforma de arte contemplando, além da feira internacional, ações diferenciadas e diversificadas com foco em difundir o conceito de arte no País, solidificar o mercado, estimular e possibilitar o crescimento de um novo público oferecendo acesso à cultura.

Para quem estiver no Rio de Janeiro e decidir visitar o evento, a organização oferece um serviço de van gratuito que irá percorrer todas as galerias. A programação e os horários estão disponíveis no portal www.Artrio.Art.Br.

Maçaneta cordial

Image-0-Artigo-2290980-1

Os puxadores das portas são detalhes que podem fazer toda a diferença na decoração. Como no caso da maçaneta que, para abrir cordialmente a porta, precisa ser cumprimentada. A peça foi criada pela designer holandesa Naomi Thellier de Poncheville e foi batizada de "Door Hand-le". Em uma casa bem projetada, até as maçanetas merecem um toque de design, e se ele for criativo e surpreendente, como essa peça, melhor ainda! Sinta-se cumprimentado ao entrar em casa.

Natureza subindo as paredes

Image-1-Artigo-2290980-1

Com o objetivo de trazer a natureza para dentro de pequenos espaços, a escultora Renata Barcelos, desenvolveu uma linha de vasos em porcelana, tanto de parede como de centro. As peças, que têm inspiração em árvores e pedras roladas de rio, podem ser utilizadas como minijardim, horta de temperos ou simplesmente trazer elegância para a decoração como um objeto de design. Em apartamentos nos quais faltam espaços, mas sobram paredes, uma sugestão é unir a beleza da natureza com peças ecléticas e o paisagismo com estética. Onde encontrar:www.Renatabarcelos.Com

Menu das artes no Sótão

Image-2-Artigo-2290980-1

O menu das artes abre mais uma exposição prestigiando os talentos das artes plásticas cearenses. A coletiva "Arte Cearense" está em cartaz no mais novo espaço cultural e gastronômico de Fortaleza, o Sótão. A exposição, que tem trabalhos de artistas como Azuhli, Marcus, Mario Sanders, Célio Gurgel, Beatriz Bley, Marcos Ribeiro e a curadoria de Newton Freitas, ficará em cartaz até o dia 30 de outubro. O Sótão fica na Rua Professor Dias da Rocha, 578 (na parte de cima do Moleskine Bar).

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.