coluna

+ Design: Arte de fazer cerâmica

00:00 · 13.01.2018

Da terra ao barro, da queima do barro a peças de cerâmica cheias de charme e personalidade. Assim nascem as criações da designer-ceramista Denise Saboia, carioca radicada em Fortaleza desde o ano de 2000 quando criou o ateliê Vila Arte na capital cearense, desenvolvendo há 17 anos peças únicas em cerâmica personalizadas.

Sua técnica artesanal e milenar é a mesma usada há séculos. Aliás, desde os primórdios da pré-história, quando aconteceu a descoberta do fogo, que a humanidade vem se utilizando da técnica de " terra queimada", significado do nome de origem grega dado a cerâmica.

A artista Denise Saboia desenvolve louças personalizadas com design contemporâneo para restaurantes e cafeterias. Utilizando argilas especiais e esmaltes vitrificados, as peças produzidas são cozidas em fornos de alta temperatura a 1200°C. Esse processo, além de embelezar, torna a cerâmica muito mais resistente a peças utilitária convencionais.

O Atelier da artista funciona de segunda a sexta de 9h às 17h na Rua Professor Dias da Rocha, 10 - Meireles (3261.4061) www.denisesaboia.com

Muitos confundem se uma peça é de cerâmica ou porcelana. A cerâmica é o elemento puro da argila, sem adição de muitos outros componentes, e pode receber esmalte. Já a porcelana foi inventada pelos chineses graças à descoberta do caulim; um mineral de cor branca. A porcelana é uma variedade da cerâmica, podendo ser distinguida pela sua nitrificação, transparência, leveza e resistência.

A ceramista desenvolve louças personalizadas com design contemporâneo, para espaços comerciais e decorativos para residências.

Poltrona edredom

Poltorna-edredom-1 Poltorna-edredom-2

Na estação de inverno ou mesmo em locais de temperaturas mais frias como regiões de serra, ter uma poltrona que aquece como um cobertor é mesmo um sonho de consumo. Essa é a ideia da designer russa Kseniya Alferova, ao criar a poltrona Cole. O ato de assistir um filme enrolado em um cobertor é a sensação que a poltrona proporciona ao seu usuário. O móvel tem uma espécie de edredom embutidos como abas em sua lateral numa cadeira estofada, com pernas cônicas e, no lugar de braços, tecidos acolchoados que podem cobrir e envolver perfeitamente uma pessoa. Apesar da poltrona estar em teste, já que a imagem é de um protótipo, a criação já promete ser sucesso de design usável e funcional.

Design Nórdico

Desing nórdico-2 Desing nordico-1

A designer paulistana Simone Turini Leullier assina toda a coleção de mobiliário da marca Bododo e esse lançamento segue as linhas do design nórdico, clean, traços simples com madeira mais clara. A sustentabilidade faz parte do produto, a madeira utilizada é eucalipto de reflorestamento, uma madeira mais resistente, com delicadas nuances de cor que dá um charme extra para as peças. As cores escolhidas para os móveis são de tonalidades neutras: cinza, branco, azul claro e rosa quartz, sempre misturados com as estruturas de madeira maciça. Cada móvel foi criado pensando no estilo montessoriano, proporcionando para as crianças a possibilidade de ter acesso fácil a cada um.(www.bododo.com.br)

Quarto acampamento

Quarto-acampamento

A Ilustradora, designer de interiores e de produto, Ana Strumpf já emprestou seus grafismos coloridos para grandes marcas internacionais ela criou desenhos que remetem a lugares de sonhos urbanos e fantasias modernas. Bichinho do Mato, por Fábula Formigas, flores e um gramado que esconde diversas aventuras: esse é o cenário da coleção assinada pela grife infantil Fábula, que traz uma interpretação da alegria de brincar ao ar livre. Os móveis, utensílios e objetos de decoração para crianças de 0 a 3 anos seguem o estilo natural com tons de madeira clara, verde, amarelo e laranja. O resultado são ambientes que parecem sempre ensolarados em um acampamento, com roupa de cama, avental, louças, cabanas, prateleiras, camas, entre outros. (www.tokstok.com.br)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.