coluna

+Design: Arte chinesa em porcelana

00:00 · 23.09.2017

Pequim se expõe ao mundo por meio da grande vitrine Europeia da Maison e Objet, evento ocorrido na última semana na capital francesa. Lá, as obras do escultor Chinês Qu Guangci se destacaram com suas feições humanas curiosas e expressivas, chamando a atenção a quem por ali passava.

Entre pequenos bonecos de cerâmica, o artista criou uma grife de objetos de "arte para presente". O conceito de marca tem sido amplamente reconhecido na China, seu país de origem, assim como no exterior.

Já estão expostos em muitos hotéis-boutique, lojas de museus e outros locais "high-end" espalhados pelo mundo. A arte chinesa já atravessou as fronteiras e os diferentes campos da arte decorativa e do design.

Por meio da cooperação de negócios, o artista criou mais possibilidades para a humanização e desenvolvimento social e também injetou a vida cultural do público em suas criações. Mais inspiração para novas descobertas e expansão dessa arte, que traz traços milenares da cultura chinesa, identificadas em personagens como samurais e soldados do exército vermelho chinês.

Como um presente de arte, surpreendentemente o sustento do desejo do artista de dar vida às expressões faciais de pessoas comuns ou mesmo a personagens mais conhecidos, foram pontos de partida das suas inspirações para desenvolver essas pequenas obras com traços e expressões fortes e ao mesmo tempo singelas.

Cada um dos produtos raros é derivado da arte original de transformação e recriação do artista, e por meio de tecnologia artesanal de alta qualidade e embalagens requintadas, feitos com especial dedicação para alcançar o conceito de presentes artísticos.

O escultor chinês define sua arte com uso de meios artísticos clássicos e simples para criar uma forma natural, esculpindo a natureza humana através de suas diversas expressões faciais, a arte contemporânea de Pequim através de uma perspectiva única voltada à natureza humana, captando a pureza do ser humano, nas suas alegrias e emoções.

Poltrona Roxanne

Poltrona Roxanne

A poltrona Roxanne tem nome de música. No caso, a famosa "Roxanne", do grupo The Police. E a música desempenhou um papel fundamental na concepção desta poltrona sinuosa: as formas do designer Michael Young sempre combinaram ergonomia com a tecnologia com seu olhar sinuoso. A poltrona, toda feita em espuma de poliuretano, foi projetada com a ajuda de um inovador programa de computador para construir uma forma altamente ergonômica e confortável. Roxanne é a escolha perfeita para locais como: restaurantes, lobbies e lounges, sendo totalmente personalizável usando os mais diversos tecidos, torna-se um marco de design no ambiente dando-lhe o toque perfeito de ousadia.

Jovem decoração

Image-0-Artigo-2300398-1

Com atmosfera despojada, o apartamento que atende exatamente às necessidades de um jovem casal com filhos. O projeto do escritório carioca PKB Arquitetura, tem um ar jovial, elementos atemporais com base neutra que possibilitam atualizações na decoração com pequenas intervenções. Na sala, foram usadas cores neutras, composta de madeira carvalho e cimento queimado feito no local. Toda a marcenaria da sala foi feita sob medida. Foram escolhidos móveis e objetos decorativos com bastante cor e presença refletindo a personalidade da jovem família. O tapete rosa traz uma intensidade que é equilibrada pelo sofá azul-marinho. Até mesmo a posição dos quadros na parede foi pensada de maneira irreverente, formando uma composição irregular deslocada em relação ao centro do sofá.

Arte e sustentabilidade

Feira Internacional de Arte do RJ e da Ida - Feira de Design Colecionável,

O Rio de Janeiro respirou arte e design durante a Feira Internacional de Arte do RJ e da Ida - Feira de Design Colecionável, ambas na Marina da Glória. A Novo Desenho, loja de design do MAM-RJ também reúne um coletivo de designers que apresentou soluções criativas em diversos materiais. Destaque para o designer carioca Rubens Szpilman, que define as suas criações como esculturas utilitárias. As mais novas criações do artista combinam soluções sustentáveis com a criação de objetos exclusivos. Uma das novidades é a Linha Sustentabilidade feita com resíduos de resina de poliéster previamente pigmentada e catalisada, proveniente de sobras de outros objetos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.