Coluna

+Design: Arte cearense na 100% DESIGN

00:00 · 04.08.2018

Todo evento de design e decoração conta com a importante presença de obras de arte em seus projetos e ambientes. Na 8ª edição da Mostra 100% Design, não seria diferente.

A Mostra conta com a participação e curadoria de arte da Galeria Ópera Arte Contemporânea, sob responsabilidade de Leonardo Leal, que reuniu um grande acervo com nomes renomados, e jovens revelações das artes locais, e grandes nomes nacionais, além de agrupar uma mescla de trabalhos que vão de pinturas a óleo, mistas, litogravuras, cianotipias, xilogravuras, esculturas em cerâmica, entre outros trabalhos.

Durante o processo de escolha dos trabalhos, foram realizadas diversas reuniões com os arquitetos, o que propiciou uma escolha muita assertiva das obras, possibilitando uma ampla coletânea, representada por obras em diversos suportes, que vão de uma placa de xilogravura convertida em trabalho por Francisco de Almeida, a uma porta de bagageiro de um avião gravada e pintada por Felipe Ikehara, a uma tela sobre lona de caminhão por Henrique Viudez, uma calça jeans convertida em obra por Andréa Dall'Olio.

Exposição

A Mostra conta ainda com uma exposição, onde podem ser apreciados trabalhos de artistas como Mario Sanders com suas obras figurativas onde os desenhos representam uma crônica visual, Azuhli e seus trabalhos que são verdadeiras manifestações do que ela vive e pensa, e também um conjunto do Trama Art Group composto por Marco Ribeiro, Nivando Bezerra e Túlio Paracampos, no qual Cianotipias sofreram intervenções de recorte e colagem, de pintura, e desenho a nanquim.

E temos os delicados trabalhos de Issac Furtado, que consegui produzir obras tão pequenas que chegam a desafiar nossos sentidos. Também estão expondo Gerson Ipirajá, Renato Nogueira, Rodrigo Branco, Marcos Oriá e Evelyn Tannus. Esse acervo pode ser visto no ShoppingRioMar Fortaleza até o dia 12 de agosto, com entrada gratuita.

Home Officer do Estilista Sensorial

arte
O ambiente Home Office do Estilista Sensorial da Mostra 100% DESIGN, projetado e assinado pela arquiteta Micheline Brito e a designer de Interiores Luciana Grangeiro, tem inspiração no trabalho conceitual do estilista Lindebergue Fernandes, um dos nomes da moda autoral cearense. O espaço traz em sua essência um mix de materiais, peças e texturas que valorizam a autenticidade e a cultura brasileira, representando tendências do mercado do design nacional como as tramas, o artesanal, a arte brasileira e o design autoral presente nas peças de mobiliário da loja Casa Bonita, assinadas por designers brasileiros como Ibanez Razerra, Daniela Ferro e Paulo Sartore. Destaque especial para as obras de arte da galeria Opera Arte, assinadas pelos artistas plásticos cearenses Dellameida e Túlio Paracampos.

Estúdio do Design Cearense

A memória afetiva de quase todo cearense possui referências em pequenos detalhes de nossa cultura. Pensando assim, o espaço do estúdio de design cearense foi criado com a intenção de resgatar essa memória dos visitantes, através de uma instalação sensorial. Com o seu intuito principal de enaltecer o trabalho do artista local, o estúdio é um espaço para além da apreciação dos produtos, ele consegue fazer uma conexão com a cultura cearense. O espaço que é assinado pelo arquiteto Josafá Neto, que valorizou personalidades da terra, como Chico Anysio, Belchior, Maria da Penha, entre outros rostos expostos no painel que forra toda a parede do local. No ambiente se encontra peças autorais de designers como Rafael Sturdat e Felipe Gradhivol.

Porta-retratos

Image-0-Artigo-2435008-2
Dom Régis Vieira, Inês Villaventura, Rodrigo Dezem e Diego Dezem estiveram no coquetel de lançamento da Mostra 100% DESIGN, conferindo o ambiente "Suíte e Closet", em homenagem ao estilista radicado no Ceará Lino Villaventura 

Image-2-Artigo-2435008-2
Os empresários Marcelo Santos e Vinicius Ferreira conferindo os quatro ambientes executado com exclusividade pela loja Planneje para a Mostra 

Image-1-Artigo-2435008-2
Miriam Bastos e Ethel Whitehurst empenhadas no sucesso do memorial das rendas do Ceará e o showroom das rendas, onde peças de artesãos cearenses estão expostas no shopping RioMar Fortaleza até o dia 12 de agosto

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.