coluna

Cosmética & Beleza: Lábios hidratados

00:00 · 22.11.2017

Hidratantes a base de aveia coloidal, vitamina E, pró-vitamina B5, glicerina, de manteigas de karité, de óleos como o de girassol e de macadâmia, zinco, cobre, manganês e magnésio, auxiliam no processo de cicatrização

Quanto mais clara for a pessoa, mais tendência a ter os lábios delicados e sensíveis ao sol e ao frio ela tem. Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, esses dois agressores são os principais responsáveis pelo envelhecimento da região dos lábios.

Os fototipos 1 e 2 são os mais acometidos por ressecamentos e por queimaduras causadas pelo sol. "Esse tipo de queimadura muda a estrutura celular e pode, com o tempo, provocar alteração displásica da boa morfologia das células. O lábio também começa a ficar mais ressecado, descamativo, com surgimento de fissuras e rachaduras", explica.

A médica alerta que um dos cânceres mais comuns na região da face é nos lábios e o mais conhecido deles é o carcinoma espinocelular.

Já o frio causa um tipo de queimadura que é por desidratação, não por dano inflamatório pela radiação UVA e UVB. Nesse caso, a queimadura não tem um potencial carcinogênico como a provocada pelo sol.

"Durante o inverno, há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, então existe um maior ressecamento porque a pele fica menos hidratada e lubrificada, com a área mais atrófica. Porém, a regeneração deve ser feita da mesma maneira", afirma a expert.  

Prevenção

Para tratar e se proteger dos agressores, o ideal é realizar hidratação frequente, com formulações ricas em vitaminas e antioxidantes. Outra dica da profissional é evitar passar a língua nos lábios, o que provoca uma diminuição do pH. Isso ocorre porque a saliva tem pH mais ácido e piora o ressecamento.

"No início há aquela sensação imediata que houve um umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local", diz a dermatologista.

Os filtros solares específicos são importantes para evitar que haja formação do herpes pela exposição ao sol. De acordo com a Dra. Claudia Marçal, isso pode acontecer também por uma mudança brusca de temperatura.

No período frio, o hidratante deve ser usado de duas a três vezes ao dia ou optar por batons com rotulagem hipoalergênica, testado dermatologicamente, e produtos de boa procedência. "Para quem tem lábios mais sensíveis, o ideal é utilizar hidratante antes do batom pela manhã, e repetir à tarde".

Cuidados

As substâncias hidratantes, reparadoras de barreira e anti-inflamatórias devem ser aplicadas sempre, pois oferecem poder oclusivo como os fosfolipídeos, que evitam a desidratação e a agressão dos fatores ambientais", afirma.

Quando há ressecamento, a dermatologista aconselha aos pacientes a não remover a pele, nem fazer esfoliação na região dos lábios com grânulos agressivos.

Favorável

O creme de ureia misturado à pró-vitamina B5, favorece a troca da pele mais espessa por uma mais fina.

Um composto de risco é o cigarro. "Além de poder causar alergia de contato, ele diminui a irrigação local, provoca degradação do colágeno e dá origem às linhas de barra que surgem como rugas ao redor dos lábios", finaliza a Dra. Claudia Marçal.

Dicas

Novidades no ar

Efeito mate

Image-2-Artigo-2326650-1

O fotoprotetor FPS 60 da Adcos tem uma textura soft cream, que se funde no momento da aplicação, fazendo com que o produto seja rapidamente absorvido. E, o melhor, o produto é resistente à água e não deixa a pele com aspecto de oleosidade. www.adcos.com.br

Luxo

Image-0-Artigo-2326650-1

La vie est belle L'Éclat explora a mistura de facetas luminosas, leves e efervescentes para expressar a sofisticação, glamour e exuberante feminilidade das apaixonadas por fragrâncias delicadas. www.lancome.com.br

Dois em um

Image-3-Artigo-2326650-1

O Solar Expertise Repelente é o primeiro protetor solar com dupla proteção: contra raios solares e mosquitos. Além disso, o cosmético tem ação antioxidante, toque aveludado, rápida absorção, proporciona 8 horas de hidratação intensa. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas para dupla proteção completa. www.lorealparis.com.br

Gotas purificadas

Image-1-Artigo-2326650-1

A novidade da Nativa SPA são as nove famílias da linha que trazem produtos para o corpo e os cabelos com fragrância de ameixa, baunilha de madagascar, óleos indianos, flor de ameixa, limão & patchouli, lichia, pitaya, caviar e açaí. As opções são diversas, basta escolher a que mais tem a sua cara e manter a pele hidratada, macia e cheirosa o dia inteiro. www.nativaspa.com.br

Em foco

Apresentação

Antonia de Maria e Belfort Moura

Os representantes da Bio Extratus, Antonia de Maria e Belfort Moura receberam empresários e cabeleireiros em requintado coquetel para lançamento da linha Bio Extratus Color. O evento foi realizado último dia 13 de novembro, no Duets Office Tower e reuniu os profissionais para apresentação e demonstração dos benefícios inovadores dos produtos de coloração que acabam de chegar ao mercado de beleza de Fortaleza.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.