Coluna

Cosmética & Beleza: cuidados na depilação

00:00 · 23.05.2018
Quando reutilizada, a cera tende a escurecer e perder suas propriedades. Ela fica mais dura e demora para secar na pele

O reúso da cera depilatória, além de proibido pode transmitir desde micose na pele até doenças como a hepatite C

A depilação com cera morna é praticada por salões do Brasil inteiro. O método é considerado seguro por profissionais da área, porém, a prática do reúso do produto é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa.

Isso porque, segundo a especialista técnica da Depyl Action, Evangelina Gomes, a execução traz riscos tanto para a cliente quanto para a depiladora. Conforme a técnica com mais de 20 anos de experiência sobre os riscos do material, o perigo está na chance de contrair doenças contagiosas, desde micose até hepatite C.

"A cera, quando utilizada, carrega pelos, substâncias e micro-organismos presentes na pele, até mesmo secreções como suor ou sangue. Não existe uma forma de esterilizar este material. Portanto, ele deve ser descartado por completo", comenta a expert.

No caso de reutilização, a cera é aquecida e coada para que os pelos sejam retirados. "O processo é incapaz de retirar ou matar os micro-organismos. De fato, a prática transforma a cera em uma mistura repleta de agentes infecciosos", acrescenta.

Para que o público fique atento antes de se submeter ao procedimento de depilação, confira abaixo as dicas de Evangelina Gomes. Observe se a cabine de depilação e o entorno estão aparentemente higienizados. O protetor de maca deve ser descartado após cada atendimento.

Espátulas e pinças podem ser descartáveis ou esterilizadas e devem estar sem vestígio de cera anterior. A profissional apta para executar o procedimento, deve manter as mãos higienizadas, fazer uso de luvas durante o atendimento e no descarte da cera, para garantir a segurança de todos.

Fiscalização

O certo é optar por redes especializadas ou procurar por ambientes fiscalizados. Isso minimiza o risco do reúso. Para a técnica, não é simples saber se a cera foi utilizada apenas observando seu aspecto. "A pessoa deve se assegurar quanto à qualidade do produto, antes de iniciar a depilação. Em geral a cera nova é clarinha, elástica e seca rápido", afirma Evangelina.

Dicas

Megalançamentos

Flamingos

A nova coleção de esmaltes flamingo da Dailus traz cinco cores superclin, cremosas e inspiradas nas diferentes tonalidades de rosa dos flamingos. O design dos vidrinhos é lindo e a escolha da cor fica a gosto de cada um. Tem enamorado, pluma cor de rosa, exuberante, coradinho e rosa raro.

www.dailus.com.br

Cílios postiços

A máscara para cílios the falsies push up drama da Maybelline é ideal para quem deseja um efeito dramático de longa duração, como de cílios postiços. Ela garante intenso volume, efeito "lift" levantando os cílios de imediato da raiz à ponta. Www.Maybelline.Com.Br

5 em 1

A nova água micelar bifásica da L'Oréal Paris foi desenvolvida para a remoção das maquiagens mais pesadas. Com fórmula não oleosa, ela limpa, demaquila, purifica, suaviza e refresca a pele, sem agredir e não precisa de enxágue. 

www.lorealparis.com.br

Bem-estar

A linha aroma sensations da Mahogany traz três propostas de sabonete líquido, fragrância desodorante e água termal, são elas: balance, active e relax. A linha balance oferece um ponto de equilíbrio emocional e irradia o positivismo da mente e do corpo. A active recarrega a energia, revigora o corpo e deixa a pessoa pronta para encarar o dia com mais disposição. Já a linha relax foi pensada e desenvolvida para quem precisa dar uma pausa no dia, diminuir o ritmo acelerado e relaxar. Ela proporciona descanso da mente, alivia as tensões e restabelece a harmonia em meio à agitação diária. Os produtos podem ser usados no banho, no corpo e borrifados na roupa de cama.

www.mahogany.com.br

Em foco

Presenças vips

Image-0-Artigo-2402959-1
A 4ª edição do Congresso de Fisioterapia Dermatofuncional e Estética - Confidefe, realizada de 18 a 20 de maio, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, contou com a participação significativa de renomados nomes da fisioterapia local, nacional e internacional. Entre eles, destaque para o palestrante chileno, Esteban Fortuny, a sócia da Adcos Fortaleza, Mirtes Alves e Ivone Moser.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.