ZONA CYBER

Bairros e vizinhos na web

01:06 · 31.03.2007
( )
No turbilhão de sites de relacionamento com milhões de usuários e acessos diários, como é o Orkut, outros dedicam-se ao regional, à identidade nutrida pelos vizinhos de bairro. Em Fortaleza, três deles são bem servidos de informação, serviço e lazer por portais locais

Residentes do Conjunto Ceará, Bairro Ellery e Antônio Bezerra encontram na internet desde recados dos moradores, catálogos dos comércios da região a como fazer reivindicações a órgãos públicos.

Uma rede de conteúdo multimídia (com vídeos, fotos, entrevistas, murais, eventos, notícias, serviços e interatividade) é cozinhada pelos próprios moradores e destinada para o ´consumo interno´, uma espécie de Google local, exclusividade, por enquanto, de três regiões da capital cearense.

Bairro Antônio Bezerra

Pioneiro, o sítio www. bairroantoniobezerra.com.br tem desde a história do local e memórias de antigos moradores a ensaios fotográficos com o gato e a gata do mês do bairro. ´As pessoas se inscrevem e mandam fotos. Depois nós escolhemos´, explica Viviane Rocha, uma das colaboradoras da página. Mairla Almeida e Juliana Sales são agraciadas, premiação dose dupla em homenagem ao mês da mulher, já John Maycon é o colírio dos olhares femininos de março.

Cobertura de aniversários e semanas culturais das escolas da região, vídeos inusitados de até 30 segundos da desenvoltura artística de seus moradores, seja na dança, com algum instrumento musical ou nos esportes, também podem ser clicados. Nele, artistas plásticos, artesãos e escritores ganharam terreno para exporem suas obras.

´As pessoas nos param nas ruas para elogiar a página, para sugerir algo. É sempre assim´, afirmou Viviane. Dentre as propostas, o pedido para a inclusão de fotos e informações de pessoas do bairro desaparecidas. ´Não só do Antônio Bezerra, mas até de desaparecidos de outras regiões de Fortaleza´, completou. O serviço de utilidade pública do bairroantoniobezerra.com.br também não pára aí.

Há quase dois anos no ar e somando mais de 118 mil visitas mensais, o endereço do bairro Antônio Bezerra, também chamado por Bab, chega a sua segunda versão. ´Tudo começou em razão de uma pergunta da minha filha, Maria Vitória . Ela nos questionou: ´Mãe, quem é Mister Hull?!´. Daí, meu marido foi ver e continuou a pesquisa´. Foi então que o pai de Maria Vitória e também webdesigner pensou em desenvolver um sítio na internet. Com o apoio de toda a comunidade, o sonho virou realidade.

Além de dados históricos, mais funcional é a participação dos moradores e o espaço para negócios. Virtualmente, os residentes têm acesso a uma seção de classificados e contatos dos comércios espalhados pelas ruas do bairro, desde escritórios de advogacia a farmácias.

Bairro Ellery

Constantemente atualizado e com forte apelo social, o bairroellery.com.br já surpreende pela quantidade de apoio a ações educativas e campanhas como ´Dengue, declare guerra ao mosquito´ e ´Movimento de Solidariedade às Famílias da Vila Pompeu´, onde 42 famílias sofrem com a ameaça de despejo de suas casas.

A agenda para envolver os moradores tem eventos marcados até junho, desde passeio ciclístico, torneios esportivos a reuniões do conselho local e do projeto de urbanização do açude João Lopes. ´Esteja livre para também ajudar nosso trabalho voluntário em prol da cidadania e da melhoria das condições de vida de nossa comunidade´, frase estampada no cartão de visitas do sítio que contém cinco integrantes fixos na atualização e construção da página.

De iniciativa do Conselho de Desenvolvimento do Bairro Ellery e do fórum das entidades populares existentes no bairro, os mais de 787 mil acessos desde sua criação são significativos, grande parte oriundos dos foliões na cobertura fotográfica do bloco de pré-carnaval ´Sai na Marra´.

Conjunto Ceará

Vídeos de shows no Conjunto Ceará desde final de 2004 até hoje (DJ Cambota, Felipão & Forró Moral, Marcelo Bonfá, Adamastor Pitaco, Biba etc) e cobertura fotográfica das baladas e festas do bairro são o carro-chefe da página do bairro, voltada para o público jovem.

Com escassos serviços de utilidade publica, o conjuntoceara.com não disponibiliza sequer contato com o idealizador do espaço. De número telefônico mesmo, só o publicitário. Ao menos, a vasta lista de endereços comerciais compensa o morador que busca mais informações útéis sobre o lugar. O tópico Gatas do C.C ainda está em construção e é a grande promessa catalisadora de audiência do site.

Bairro divulgado

Apenas três, mas com promessas de se multiplicarem entre os bairros da capital, o que parecia limitado a pessoas famosas e estrelas de cinema pode se tornar a realidade de centenas de pessoas anônimas ao se verem registradas e ao terem o seu bairro divulgado passar de um computador para outro com a rapidez de um clique. Tecnologicamente, as ruas e os papos nas calçadas tão habituais ganham e ganharão mãos e pernas frenéticos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.