Coletivo

Atitude consciente

Para questionar e refletir sobre sustentabilidade e os impactos ambientais, o REpense Seminário de Sustentabilidade traz em sua primeira edição programação intensa e diversificada

00:00 · 10.08.2018
ROUPAS
A intenção principal do evento é refletir sobre como é possível diminuir os atos que são prejudiciais ao meio ambiente através de diversos assuntos ( FOTO: LIA CIARLINI )

A partir de hoje o Café Couture recebe a primeira edição do REpense Seminário de Sustentabilidade. Em dois dias de encontro, a programação reúne temas diversos em debates, palestras, oficinas, feira criativa e show.

Com o objetivo de fazer refletir sobre os impactos ambientais e sobre a importância da diminuição deles, o evento passeia por assuntos do cotidiano, como a moda, a mobilidade urbana, os negócios e até a alimentação. Questionar esses conceitos e despertar a consciência tem sido cada vez mais recorrentes nos debates da cidade, no entanto, o seminário vem para reunir os diversos motes num só evento.

"A sustentabilidade urge porque nossa concepção cartesiana de olhar para um recurso natural de maneira tão oculta, fragmentada e ignorada é um paradigma que precisa ser confrontado. É preciso pensar como ser conjunto, pensar no seu consumo, pensar não só nas futuras gerações, mas em todos os seres, todas as formas de cultura, de natureza", explica a publicitária Lia Ciarlini, que é uma das organizadoras do REpense.

Entre a programação, a desiner de moda Pérola Castro traz o bate-papo sobre brechós e consumo consciente juntamente a Tainan Fernandes e Nélida Aires. Na ocasião, elas comentarão um pouco sobre a importância de consumir menos e com qualidade, além de refletirem sobre as diversas possibilidades que as peças desse lugar permitem. "É muito importante a gente discutir e falar sobre esse tema. A história da moda vem acompanhando a questão do trabalho escravo e da produção de lixo e, cada vez mais, as pessoas estão questionando sobre o modo de produção e sobre nossos comportamentos", afirma Pérola.

Para a designer, são as pequenas atitudes do cotidiano que vão contribuindo para que as mudanças aconteçam. "Consumo consciente também é comprar roupa de bazares das blogueiras, às vezes ele parece que está distante da gente, mas não está, porque são pequenas práticas".

Pérola e Tainan comandam juntas a Loja Revival, que se define como um brechó e loja compartilhada. "A gente percebeu que nas redes sociais estavam acontecendo um movimento muito forte e eu vinha acompanhando desde 2012 o brechó enquanto modelo de negócio, e a gente percebeu que aqui em Fortaleza não tinha um que atendesse a algumas necessidades do cliente", explica.

Para além de discutir sobre sustentabilidade, o seminário também traz debate sobre feminismo negro com a cantora e ativista Luiza Nobel e a designer de moda e pesquisadora Gabriela Rebouças. A nutricionista Dayana Giffoni e o chef Fabiano Pedon debatem sobre "Vegetarianismo: mercado consumidor em expansão".

Já o biólogo Gabriel Aguiar traz a proposta de refletir sobre "Consciência Ambiental: o pertencimento como ferramenta de transformação".

Pensar localmente em atitudes conscientes se mostram fundamentais, além de evidenciar a importância de se trabalhar coletivamente.

Mais informações:

Repense Seminário de Sustentabilidade
Hoje (10), de 13h às 20h, e amanhã (11), de 10h às 20h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554, Praia de Iracema). 
Grátis. (3109.5390)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.