Festa

Animação junina

Solange Almeida é uma das atrações principais da primeira noite do São João de Fortaleza, que deve reunir pelo menos 40 mil pessoas por noite durante quatro dias de evento na Capital

00:00 · 14.06.2018 / atualizado às 23:35
Image-0-Artigo-2413367-1
Solange Almeida se apresenta hoje no São João de Fortaleza. "Acho que no show a gente pode tudo", diz

Com uma agenda de shows intensa para essa época do ano, Solange Almeida é uma das atrações do São João de Fortaleza, que se inicia nesta quinta (14) e segue até domingo (17), no aterro da Praia de Iracema. Ao todo, 21 atrações, entre artistas nacionais e locais do forró e sertanejo, em uma estrutura que deve receber, pelo menos, 40 mil pessoas por noite.

Com um DVD recentemente gravado na serra de Guaramiranga, Solange é uma das mulheres que sobem ao palco para animar o público, já que Simone, ainda sem Simaria, também completa a programação de artistas principais da noite. Além disso, Felipão, Marcinho e Binha Cardoso também se apresentam.

A cantora diz que o cronograma dessa época do ano é bem corrido. "A nossa maratona pelo Brasil vai começar pra valer a partir do São João de Fortaleza e só terminará dia 2 de julho", explica, em entrevista ao Zoeira.

Além disso, ela diz que o evento será uma oportunidade para reencontros. "A noite promete ser inesquecível. Felipão, por exemplo, já foi meu colega de trabalho nos primórdios do Aviões. Pouca gente sabe mas o Felipão fez parte da primeira formação do Aviões junto comigo e Xand", relembra a cantora.

Solange reforça que, para essa época, não só as canções conhecidas entram no repertório dos shows.

"O período junino é o nosso Carnaval, e festa de São João sem os clássicos não seria festa de São João. A gente vai de Gonzagão a Elba Ramalho misturados ao nosso repertório atual", comenta.

Público popular

De acordo com Fábio Ambrósio, diretor de programação do Sistema Verdes Mares, que faz a realização do evento, as apresentações deste ano buscam ainda mais o público popular para dar ainda mais força à tradição que o São João de Fortaleza já possui. "Mesmo que a gente tenha nomes conhecidos localmente, também teremos nomes que estão estourados nacionalmente", conta.

Ele comenta que outro ponto pensado na hora da montagem do esquema de atrações foi a possibilidade de dar visibilidades a artistas que já são reconhecidos no cenário de música local. "A gente também aposta nas novidades para o público. É importante também dar espaço para esses artistas que tão surgindo agora e que o público gosta".

Ainda mais

Além das bandas e cantores no palco, o São João de Fortaleza também terá uma Roda Gigante Solidária, que terá parte da entrada do ingresso revertida para ajudar uma instituição filantrópica. Outra atração é o 'quadrilhódromo', onde, todos os dias, quatro quadrilhas locais se apresentam em uma arena montada para as danças típicas.

Confira entrevista com a cantora Solange Almeida:

Zoeira: Solange, como foi pensado o projeto “Na serra minha história”, DVD gravado recentemente por você em Guaramiranga?
 
Solange: A princípio, a ideia surgiu como uma forma de homenagear aos meus fãs e também de movimentar as plataformas digitais mostrando a minha história. Não tivemos muito tempo para planejá-lo, a gente pensou e imediatamente executou resultando um trabalho ímpar. O que seria somente digital, acabou sendo expandido e a  minha gravadora Sony Music decidiu lançá-lo em CD e DVD, com previsão de lançamento para julho.  
 
Zoeira: Nessa época do ano, como ocorre a preparação para a agenda intensa de shows no São João? 
 
Solange: Nosso São João começou no mês passado no São João do Cerrado, em Brasília. De lá pra cá, já fizemos alguns dos principais eventos juninos, mas a nossa maratona pelo Brasil vai começar pra valer a partir do São João de Fortaleza e só terminará dia 2 de julho.
 
Zoeira: Existe algum repertório/apresentação pensada especificamente para essa época do ano?
 
Solange: Claro! O período junino é o nosso Carnaval, e festa de são joão sem os clássicos não seria festa de São João. A gente vai de Gonzagão a Elba Ramalho misturados ao nosso repertório atual.
 
Zoeira: Como tem sido esse último ano em carreira solo? Quais as dificuldades e quais as coisas boas conquistadas?
 
Solange:  Começar do zero não é fácil. Você precisa escolher um caminho e optei pelo o do plantio e graças a Deus estamos muito além do que planejamos. Não quero pular etapas.
 
Zoeira: E como tem sido a receptividade dos teus fãs ao teu trabalho durante esse período?
 
Solange: Eles entenderam que a separação profissional foi necessária. O apoio deles tem sido fundamental nesse novo momento tanto para mim quanto para o Aviões.
 
Zoeira:  Quais os próximos lançamentos para o segundo semestre de 2018? E quais os planos para 2019?
 
Solange:  Acabamos de lançar nas plataformas digitais o nosso novo trabalho, “Entre Nós - Minha História”, com sucessos que gravei e que marcaram a minha história. A princípio, seria um documentário musical, mas a nossa gravadora gostou da ideia e decidimos lançá-lo em DVD também. Quem assiste a novela das 21h, a TV Globo, deve estar acompanhando o nosso novo single Cozido da Patroa, que faz parte da trilha sonora. E a gente não para. Quando a gente acha que já fez tudo, vem mais uma ideia, depois outra... 
 
Zoeira: Para essa festa no São João de Fortaleza, o que o público pode esperar? Haverá interação com as demais atrações? Como é sua relação com nomes como Simone e Simaria, Felipão e outros que se apresentarão no mesmo dia? 
 
Solange: Não gosto muito de programar, acho que no show a gente pode tudo, o importante é ser e fazer feliz. A noite promete ser inesquecível com Simone e Simaria, que são esses dois grandes sucessos no sertanejo e o Felipão, que já foi meu colega de trabalho nos primórdios do Aviões. Pouca gente sabe mas o Felipão fez parte da primeira formação do Aviões junto comigo e Xand.
 
Zoeira: Você tem uma preocupação e um cuidado grande com a imagem. Quais seus principais segredos de beleza? E como se cuida fisicamente para essas maratonas de shows?
 
Solange: Não sigo um ritual, é tudo muito sem cobrança, mas também não posso fugir da responsabilidade de que para fazer uma excelente entrega nos shows é preciso ter cuidado com alimentação e dormir ao máximo. 
 
Zoeira: As mulheres no sertanejo ganharam grande visibilidade e espaço. Como você analisa esse momento da mulher no segmento forró e sertanejo? Com seu tempo de estrada, observa alguma mudança?
 
Solange: O forró e o sertanejo, hoje, são gêneros bastante parecidos e sempre foram bem representados por grandes nomes femininos como Elba Ramalho e Roberta Miranda.  O empoderamento feminino tem nos ajudado bastante para essa nova fase da mulher na música em geral, prova disso ver grandes nomes que são sucesso no Brasil inteiro. 

Programação

São João de Fortaleza

Quinta-feira (14)

Binha Cardoso
Solange Almeida
Felipão
Simone e Simaria

Sexta-feira (15)

Igor Guerra
Iohannes
Lagosta Bronzeada
Dorgival Dantas
Leonardo

Sábado (16)

Guilherme Leicam + Guto Ribeiro
Noda de Caju
Rainhas da Farra
Cristal Quebrado
Wesley Safadão

Domingo (17)

Italo e Renno
Junior Vianna
Eric Land e Marcinho
Samyra Show
Zezé di Camargo e Luciano

Mais informações

São João de Fortaleza

De quinta-feira (14) a domingo (17), a partir das 18h, no Aterro da Praia de Iracema (Avenida Historiador Raimundo Girão, 800). Gratuito.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.