coluna

Ana Miranda: Você é um anjo

Ana Miranda

Ana Miranda: Você é um anjo

00:00 · 10.03.2018

Os tolos precipitam-se onde os anjos temem pisar, diz o poema de Pope, e isso me faz pensar que os anjos não são tolos, os tolos é que são tolos. Mas os tolos quase sempre são anjos.

Nem todos os anjos têm asas. Conheço pessoas que são verdadeiros anjos, até seus braços parecem asas. E são, mesmo, um pouco tolas ou, em outros casos, um pouco ingênuas, inocentes, puras como crianças. Crianças são anjos.

Nem sempre o anjo está associado à bondade. Temos os anjos luciferinos, que são cheios de orgulho e arrogância, conforme o cristianismo, os anjos caídos, e, quando um anjo cai, ele perde o brilho e lamenta. Mas, mesmo assim, as pessoas dizem, quando alguém faz um gesto de bondade: Você é um anjo!

Quando criança, ouvia me dizerem: Esta menina é um anjo! E eu achava que era um anjo de verdade, estava apenas esperando as asas nascerem. Mas as asas que nascem em nós são invisíveis. E como diz o livro de um amigo meu, nem sempre sabemos voar, mas, um dia, voamos. Mesmo que seja em sonhos.

O dicionário de sonhos do Zolar diz: sonhar com asas significa que a inocência torna você vulnerável. E o sonho com um coro de anjos é que sua firmeza de caráter encontrará a luz da verdade.

Nem sempre a bondade é vista como uma qualidade. Às vezes, se você escuta, Você é muito boa, isso pode ter o sentido oculto de, Você é muito boba. A bondade, diz uma personagem de um livro meu, é coisa de gente simplória e sem estima por si mesma, gente bondosa é gente com culpa no mundo, com rabo preso. Será?

Para mim, Lúcifer sempre foi o gato da madrasta de Cinderela. Mas sempre ouvi falar de anjos, não só nas situações religiosas. Os anjos estão na Divina Comédia, e têm uma hierarquia. A hierarquia dos anjos:

1. Serafins, serpentes de fogo com seis asas. 2. Querubins, plenitude de sabedoria e ciência. 3. Tronos. 4. Dominios, possuem forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros. 5. Virtudes, mantêm o curso dos astros e a ordem do universo.

6. Potestades, condutores da ordem sagrada. 7. Arcanjos. 8. Principados, guardam as cidades, os países, a fauna, a flora, presidem os reinos, as províncias e as dioceses, velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência. 9. Anjos são os menos poderosos, os mais perto de nós.

Dizem que todos temos um anjo da guarda. Você descobre pela data de seu nascimento. O meu anjo da guarda, acabo de descobrir, é Achaiah, que significa Paciência de Deus. Acho que meu anjo precisa, mesmo, ter paciência comigo. Achaiah tem seus elementos: vela amarela, flores de laranjeira, lavanda, a Roda da Fortuna, Salmo 102 (sou uma coruja entre as ruínas).

Achaiah me influencia e me torna bondosa para com as pessoas. E me dá curiosidade para desvendar segredos da vida, mistérios da natureza. E me dá forças para buscar a realização de sonhos. E me dá o gênio inventivo. Preciso saber aproveitar. Achaiah!

Quem já viu anjos, diz que eles têm mesmo asas de pássaro, um halo, delicada beleza, e emitem um brilho intenso.

O Anjo Azul, de Heinrich Mann, nos mostra como um anjo pode ser um abismo. Há anjos no cinema, Wim Wenders gosta de anjos, fez dois filmes, Asas do Desejo e Tão Longe, Tão Perto, em que anjos observam nossas angústias, paixões, os prazeres de uma existência efêmera, e ouvem nossos pensamentos.

Há toda uma literatura de anjos conquistando leitores por aí, e por aqui. Contam histórias diferentes, mas os anjos dessa literatura se parecem com seres humanos. Caem, enfrentam dilemas éticos, existenciais, ou vivem aventuras e histórias de suspense, são capazes de atos de maldade, têm sexualidade, vêm à terra para ajudar pessoas e se apaixonam por alguém.

Zolar: um anjo perto de você, é paz e bem-estar com a sua natureza intuitiva, espiritual. Sonhar com vários anjos, diz Zolar, você pode ter certeza: herdou uma inteligência extraordinária.

Meus netos têm nomes de arcanjos, e são meus anjos. Acho, pensando bem, que meus amigos são meus anjos da guarda. Além de Achaiah, claro.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.