Especial Publicitário

Solução digital

Como toda startup que se preze, a Appz2me tem crescido em ritmo acelerado.

18:27 · 22.08.2017

Desenvolver aplicativos para empresas, melhorando o relacionamento delas com seus clientes e aumentando seus resultados são os objetivos da Appz2me (se pronuncia “apps to me”), startup cearense com sede em Fortaleza. A empresa nem completou dois anos no mercado e já ganha destaque por oferecer soluções eficientes e de custo acessível para todo tipo de empreendimento, além de ter sido selecionada no programa de aceleração da InovAtiva Brasil, um dos principais do País, com um de seus produtos, o Delivery2me – aplicativo para encomenda e entrega de alimentação.

Como toda startup que se preze, a Appz2me tem crescido em ritmo acelerado, com a meta de alcançar 300 clientes ativos até o fim do ano e chegar, em 2018, a 200 estabelecimentos utilizando uma de suas mais recentes soluções, o módulo de agendamento. “O problema de desenvolver aplicativos para empresas é o custo, inviável para empresas de pequeno e médio porte. Conseguimos desenvolver uma solução mais acessível e eficiente para quase todos os empreendedores”, comenta Pedro Duarte, um dos sócios da Apzz2me junto com o irmão, Tomaz, e o amigo de infância, Alderi França.

Por sinal, foi ainda na juventude que Pedro e Alderi fizeram a primeira tentativa de empreender. Em 2001, quando ambos eram estudantes, na Universidade Federal do Ceará, aproveitaram um momento sem aulas para lançar a semente do futuro negócio. “Eu cursava Engenharia Elétrica e ele, Engenharia Mecânica. Estávamos no meio de uma greve de professores e resolvemos fazer alguma coisa para ganhar dinheiro. A internet estava chegando por aqui e decidimos fazer um site de turismo, o Fortaleza Webtur. Conseguimos vários clientes, e o negócio estava andando bem, mas, quando as aulas voltaram, depois de seis meses, tivemos que parar, pois não tínhamos condição de administrar o site”, conta Pedro Duarte.

A experiência adquirida e os anos de estrada profissional em outras áreas levaram os empreendedores a juntarem esforços e formarem a Appz2me. Nesta entrevista ao Você Empreendedor, os sócios contam de que forma seus aplicativos podem ajudar empresas a crescer e detalham o mercado de desenvolvimento de aplicativos no Ceará.

VOCÊ EMPREENDEDOR: Por que investir no desenvolvimento de apps para empresas?
PEDRO DUARTE: Hoje, ainda é muito caro desenvolver um aplicativo, custa em torno de R$ 40 mil a R$ 50 mil. É um serviço bem especializado, com mão de obra escassa. Normalmente, para se fazer um app, é preciso um período de, pelo menos, quatro meses. Isso tudo torna inviável que uma empresa de pequeno porte tenha um aplicativo. Só que, ao mesmo tempo, a gente percebe que as empresas querem ter um aplicativo e enxergam valor nisso. Por isso, começamos a pensar em um modelo que pudesse oferecer a melhor solução para os clientes. Portanto, existe uma grande demanda no mercado.
TOMAZ DUARTE: Estar nesse ramo é um desafio, mas decidimos unir as forças e mudamos o objetivo que a Web for You tinha, de fazer soluções personalizadas para clientes em marketing digital. A gente montou essa solução para termos nosso próprio produto e não ficarmos dependentes das ideias de terceiros.

VOCÊ EMPREENDEDOR: E de que forma a Appz2me chegou a essa solução?
PEDRO DUARTE: Fizemos muitas pesquisas, vendo quem estava trabalhando nesse negócio, no Brasil e no exterior. Chegamos à conclusão que temos um mercado absurdamente pouco explorado. Nós já tínhamos a empresa Web for You, voltada para marketing digital, e decidimos começar um novo negócio, com vida própria, a Appz2me. Ela tem por missão permitir que qualquer negócio tenha seu aplicativo. Nós desenvolvemos uma plataforma com 40 módulos. São funcionalidades previamente programadas, que se conversam. Tem o módulo de agendamento, de vendas on-line, programas de fidelidade, catálogo de produtos, canal de vídeos, canal de áudio, blog, página e formulários de contato, promoções, notificações, páginas institucionais, dentre outras.

VOCÊ EMPREENDEDOR: Quais são os diferenciais da Appz2me?
ALDERI FRANÇA: Um dos nossos diferenciais é a nossa visão. Como temos muita experiência com vendas, buscamos entender como funciona o negócio de cada cliente e procuramos uma forma de ele obter o melhor resultado. Como não trabalhamos com fidelidade – as empresas concorrentes exigem contrato de, pelo menos, um ano –, temos que reter o cliente pela qualidade do produto ou pelo resultado que ele traz. Nas conversas com o cliente, é comum, especialmente no começo, orientarmos de que forma ele deve proceder, quais são as melhores escolhas, em termos de funcionalidade dos aplicativos, para o negócio dele.

VOCÊ EMPREENDEDOR: Qualquer empresa pode se tornar ou adotar um app?
PEDRO DUARTE: As pesquisas mostram que o app tem uma função de fidelização. Dificilmente a empresa vai conquistar um novo cliente por causa de um aplicativo. Um novo cliente será conquistado quando ela fizer uma ação de marketing ou uma publicidade, por exemplo. Depois que o cliente já está na base da empresa, que já tem algum relacionamento, o app se encaixa perfeitamente, pois se torna um canal de comunicação muito eficiente. Porque hoje as pessoas passam o tempo todo com o celular à mão, e a maioria dos aparelhos, mesmo com os planos de internet mais básicos, rodam todo tipo de aplicativo. Por isso, praticamente todo ramo de atividade pode utilizar um app para estreitar o relacionamento com seu cliente.

VOCÊ EMPREENDEDOR: Quais são os próximos passos da Appz2me?
PEDRO DUARTE: Nosso plano principal é consolidar cada vez mais as nossas soluções. O Delivery2me, um dos nossos apps, foi selecionado pela Inovativa Brasil, programa de fomento a startups, e, por isso, passamos por um processo bastante intenso de mentoria, fwormação, orientação e feedback. Dedicamos um esforço intenso ao Delivery2me como produto da Appz2me. Uma das nossas novidades é a solução de agendamento, que vai facilitar, para todos os empreendedores que trabalham com serviço, o agendamento e controle de consultas e atendimentos diversos. Mas depois dessa solução virão outras. Temos uma série de produtos desenhados. Trabalhamos com priorização, para que cada produto tenha êxito. Projetamos terminar o ano com 200 restaurantes com o Delivery2me e, no primeiro trimestre de 2018, com 200 estabelecimentos utilizando nossa solução de agendamento. Por isso, trabalhamos nossos processos internos e de pós-venda para atingirmos nossos objetivos.

SAIBA MAIS
www.appz2.me

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.