Especial Publicitário

Rede competente

Um dos itens mais importantes para o planejamento de uma empresa é a escolha dos fornecedores. Afinal, de que forma o empreendedor vai trabalhar sem ter a matéria-prima para o seu negócio?

05:00 · 19.06.2018
Regras de Ouro
Fonte: ContaAzul (https://contaazul.com/)

Um dos itens mais importantes para o planejamento de uma empresa é a escolha dos fornecedores. Afinal, de que forma o empreendedor vai trabalhar sem ter a matéria-prima para o seu negócio? É preciso descobrir quem são, onde se localizam e quais são os mais adequados para o seu ramo de atuação. Criar um cadastro, buscar informações detalhadas e estabeleer parcerias são atitudes fundamentais para um bom relacionamento com fornecedores.

Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que ele seja encarado como um parceiro e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha. “A parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança, e ser baseada em princípios de qualidade, excelência e responsabilidade, que devem ser negociados no estabelecimento da parceria”, comenta Anselmo Massad, Gestor de Conteúdo da ContaAzul, plataforma on-line para gestão e controle financeiro de pequenas empresas.

PESQUISA

Para identificar os melhores fornecedores, a recomendação é fazer uma pesquisa detalhada, começando pelos sites na internet. No entanto, há outras fontes que podem ser consultadas. “Se você não conhece os fornecedores locais, tente conversar com um empresário da sua cidade, do mesmo ramo ou não. Ele pode te indicar algumas empresas e, à medida que você for visitá-las, pode buscar indicações de outras”, recomenda Anselmo Massad.

Uma opção também é consultar a Central de Oportunidades do Sebrae (www.oportunidades.sebrae.com.br), ferramenta de aproximação comercial entre compradores e vendedores. Nela, os fornecedores anunciam produtos e serviços para todo o País e os compradores podem encontrar empresas avaliadas pelo Sebrae que atendam a demandas de diversas áreas.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.