Especial Publicitário

Energia limpa

A Sunne se posiciona como uma empresa de relacionamentos que utiliza a tecnologia para democratizar o acesso às energias renováveis.

Usina de geração de energia renovável: trazendo benefícios para a sociedade.
05:00 · 26.06.2018
Yuri Frota

O engenheiro eletricista Yuri Frota sempre teve o ideal de empreender e impactar positivamente um grande número de pessoas, utilizando seu conhecimento para proporcionar economia mensal e ainda contribuir com o meio ambiente e com instituições sociais. Ele passou seis anos atuando no ramo imobiliário, até que, em 2017, percebeu uma oportunidade de mercado. “Observando o crescimento exponencial das energias renováveis, fui estudar o segmento. Passei seis meses frequentando congressos, feiras, pesquisando na internet, lendo livros e analisando dados do setor para optar por abrir uma empresa que atuasse com Geração Distribuída", conta Yuri Frota. Desse estudo surgiu a Sunne Energias Renováveis. "Estamos trazendo o conceito de economia compartilhada para a área de energia, como o Uber, Airbnb e Netflix fizeram em seus mercados", resume o engenheiro.

A Sunne se posiciona como uma empresa de relacionamentos que utiliza a tecnologia para democratizar o acesso às energias renováveis. A missão da empresa, sediada no Meireles, em Fortaleza, é proporcionar experiências e serviços no ambiente das energias renováveis. "O objetivo principal é possibilitar que toda e qualquer unidade consumidora possa ter acesso às energias renováveis de maneira fácil, rápida e economicamente vantajosa", diz Yuri Frota.

COMO FUNCIONA

Qualquer Pessoa Física ou Jurídica que possui uma ou mais Unidades Consumidoras de energia de baixa tensão (grupo B) no Ceará pode participar do trabalho da Sunne e se tornar um parceiro da empresa. Para isso, o interessado se cadastra no site, fornecendo informações pessoais e de consumo de energia. Depois, com base nos dados da conta de energia, a Sunne indica o plano que trará mais benefícios para o participante.

A pessoa ou empresa se torna um cooperado, usufruindo dos benefícios do projeto, utilizando energia renovável, economizando recursos, ajudando o meio ambiente e uma instituição social – que será beneficiada em 10% de cada pacote adquirido, convertido pela Sunne em compensação de energia para a entidade. "Queremos conectar 5 MW até o final do ano em nosso modelo, podendo beneficiar até 1.500 unidades consumidoras. Além disso, queremos expandir para todo o País, iniciando pelo Ceará. Já estamos em processo de negociação de mais usinas para conexão ao nosso modelo", projeta Yuri Frota.

RESULTADOS

Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Sunne possui uma equipe de nove colaboradores e já tem alcançado resultados positivos. "Estamos conectando em nosso modelo a primeira usina, feita em parceria com a empresa Neo Wind, e fechamos a primeira cooperativa de clientes a serem beneficiados com os créditos de energia limpa", conta Yuri Frota. "Além disso, recebemos um investimento anjo e estamos participando de algumas competições de startups", festeja o empreendedor, selecionado para as etapas seguintes da Pré-Aceleração de Startups do Sebrae-CE, Safira Inovação e o Processo de Desenvolvimento da Inovativa Brasil, alguns dos principais processos seletivos para startups do País. "Esperamos evoluir e aperfeiçoar mais ainda nosso negócio com as mentorias, cursos e bootcamps", diz Yuri Frota.

Mais informações sobre o trabalho da Sunne podem ser obtidas no site: www.sunne.com.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.