Especial Publicitário

Empresa Equilibrada

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visa maximizar os resultados econômicos e financeiros.

05:00 · 24.07.2018

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visa maximizar os resultados econômicos e financeiros. Essas ações passam pelo planejamento dos recursos e da movimentação financeira; pela análise da efetividade do planejamento e, dentre outros itens, pela orientação e pela determinação do replanejamento a todos os setores internos envolvidos, esclarece a instituição.

Faz parte da gestão de custo o acompanhamento de tudo que entra e tudo que sai e, se necessário, reduzir despesas. Na maioria das vezes, os empreendedores forçam algumas áreas a cortar gastos, sendo que o maior peso se encontra em outras. O grande trunfo neste tema é identificar os custos e analisar a situação. Assim será possível não gerar gastos desnecessários ou exagerados. A forma de identificar é ver o peso de cada área e levar em consideração cada necessidade.

Outra vantagem da redução de custos é que isso ocasionará mais capital e este poderá ser investido em áreas estratégicas para o negócio. Confira algumas dicas para você avaliar e pensar na melhor tática para o seu negócio:

1 - Faça um levantamento e avalie quais são os principais custos da sua empresa. Assim, você saberá o que é gasto obrigatório e o que é gasto supérfluo.

2 - Opte por terceirizar a mão de obra. Mesmo não sendo o mais barato, você economiza tempo e dor
de cabeça.

3 - Planeje o melhor regime tributário para o seu negócio, evitando gastos desnecessários e/ou exagerados.

4 - Há diversos valores e veículos para se trabalhar com comunicação, dos mais caros até os gratuitos. Utilize recursos que sejam acessíveis ao seu investimento, lembrando que quanto menor o investimento, menor a exposição e a periodicidade.

5 - Renegocie dívidas pagando juros menores.

6 - Negocie as tarifas de operações bancárias e de cartões de crédito 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.