Especial Publicitário

Empreendedorismo em alta

04:02 · 18.06.2018

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal relatório sobre empreendedorismo realizado desde 1999 em todo o mundo, aponta que o Brasil atingiu, em 2016, a segunda maior Taxa Total de Empreendedores da série histórica, com 36% da população adulta envolvida com a atividade empreendedora. O resultado foi alcançado apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos no cenário econômico e político. Na prática, o índice significa que, mesmo com as incertezas e adversidades, tem aumentado o número de pessoas interessadas em abrir uma empresa no País.

Considerando os 65 países pesquisados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedores Iniciais no Brasil está na 10ª posição – subindo duas posições em relação ao levantamento anterior, realizado em 2015. No ranking da GEM, o Brasil está à frente de países como Argentina, México, Rússia, Índia, China e África do Sul, o que demonstra a força do mercado nacional e, consequentemente, dos empreendedores brasileiros. No Ceará, abrir, gerenciar e desenvolver um negócio também é um desafio, mas a criatividade e a persistência dos empresários locais têm ajudado o desenvolvimento de negócios cada vez mais inovadores e que estão contribuindo para o crescimento da economia da região.

Reafirmando este imenso potencial e valorizando a criatividade, as iniciativas e as boas práticas dos empreendedores cearenses, o Diário do Nordeste está publicando a nova temporada da série Você Empreendedor, com dez cadernos especiais às terças-feiras, conteúdos extras em seu portal na internet e o Prêmio Você Empreendedor.

As reportagens e entrevistas trazem sempre a participação de empresários que são casos de sucesso na gestão de seus negócios, além de autoridades e especialistas no assunto.
A série Você Empreendedor desse ano conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Sebrae-Ceará. Boa leitura e mãos à obra!

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.