Especial Publicitário

Confiança ao vestir

A designer de moda Hellen Morais estava insatisfeita, atuando num emprego fora de sua área, a moda. Até que em 2015, decidiu investir na carreira de consultora de imagem pessoal e estilo.

05:00 · 03.07.2018
Hellen Morais
Hellen Morais: consultoria propicia conhecimento e autonomia aos clientes

A designer de moda Hellen Morais estava insatisfeita, atuando num emprego fora de sua área, a moda. “Sempre tive o desejo de contribuir com a vida das pessoas, de transmitir conhecimento, de ajudar as pessoas a entenderem que elas são capazes de fazer por si o que, muitas vezes, julgam impossível. Alguns dos meus clientes julgavam mesmo impossível, achavam que nunca seriam capazes de colocar uma roupa e se sentirem bem”, conta a designer de moda, que aproveitou aquele momento para empreender.

Desde 2015, Hellen atua como consultora de imagem pessoal e estilo. Ela diz que a consultoria propicia conhecimento e autonomia aos clientes atendidos. “Às vezes, as pessoas não sabem se vestir porque não têm o conhecimento do que fica bem para si, não param para se autoavaliar, o que é muito importante, já que o que fica bom para um, não fica necessariamente bom para o outro”, explica.

O serviço funciona como um treinamento, dando condições para que o cliente consiga se autogerir. É um processo com duração total de três meses, que envolve diversas etapas, como o diagnóstico de que imagem o cliente quer transmitir, a autoaceitação, a análise de silhueta, a coloração pessoal, o visagismo, a elaboração e a validação, com o cliente, de um plano de identidade visual. “Esse plano é a tradução de tudo o que o cliente me falou, todas as referências que colhi sobre ele em imagens, estilos, modelagem, estampa, elementos de cor. É um trabalho de cocriação. Apresento possibilidades e o cliente vai escolhendo o que faz mais sentido para ele”, detalha a profissional.

Depois disso, vem a parte prática, com outras etapas: mexer no guarda roupa da pessoa, experiência de loja (que não tem propósito de compra, mas de ensinar o cliente a procurar peças que vão estar em harmonia com a identidade dele, apresentar lojas e marcas), mudança de corte ou coloração de cabelo, dentre outros pontos.

O processo termina com um guia de estilo, isto é, uma coletânea de todas essas informações, como se fosse um livro pessoal, com referências da própria pessoa, do que traz benefícios à sua silhueta, esclarece Hellen.

SUPERAÇÃO

Ao lado de tudo isso, ela comenta que o empreender vem com a execução de funções que vão além da própria prestação do serviço, transitando por todas as fases do negócio. Por isso, ela buscou outras capacitações, como nas áreas de redes sociais, gestão de negócios, branding e marketing. “É desafiador, por ser um serviço novo no Ceará e no Brasil. Mas vejo, sim, perspectivas. Tem muito potencial”, detalha.

Para a consultora, empreender é tão bom quanto trabalhar com o que se ama. Foco, na opinião de Hellen, é a chave para superar os desafios. Com ele, saber aonde você quer chegar e buscar estímulo para seguir a jornada. Esse estímulo, pontua, vem de ouvir outras pessoas, fazer networking, permanecer se capacitando, ter contato com outros empreendedores. “Acho que o principal da minha área é gostar de gente, porque a moda é uma ferramenta para tudo que a gente faz dentro da consultoria. É a demanda da pessoa que vai ditar como será o processo. Cada um tem o seu universo, não existe demanda fácil ou difícil. É em cima do universo de cada um que trabalho”, explica.

 

Mais confiança

“Pareceu-me interessante e útil conhecer aspectos no meu visual que poderiam melhorar e, assim, me ajudar a comunicar a imagem que eu queria passar no âmbito profissional para atingir meus objetivos. Ao fim do processo, fiquei satisfeita. Aprendi que cores ficam melhores em mim e valorizam meus traços; ganhei sabedoria e confiança ao me vestir; conheci mais sobre aspectos psicológicos até, que junto aos looks escolhidos, contribuem para transmitir minha autoimagem - o que diminui a percepção errada das pessoas sobre a minha personalidade. O processo foi muito bom, a Hellen me acompanhou no processo de apropriação de algumas mudanças, como as mechas no cabelo, a mudança de corte, dentre outras, e sempre com pontuações pertinentes.”

Depoimento de Ivana Moreira, profissional de marketing que passou pela consultoria de imagem pessoal e estilo de Hellen Morais

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.