Especial Publicitário

Compromisso verde

Além de 40 anos de atuação na Construção Civil, a C. Rolim Engenharia coleciona iniciativas em prol da sustentabilidade, da preservação ambiental e da boa convivência entre o homem e a natureza.

Plantio de árvores no evento de 40 anos da C.Rolim Engenharia, no Parque do Cocó: projetos inspiradores.
05:00 · 26.06.2018
Ticiana Rolim

Além de 40 anos de atuação na Construção Civil, a C. Rolim Engenharia coleciona iniciativas em prol da sustentabilidade, da preservação ambiental e da boa convivência entre o homem e a natureza. “O compromisso com o meio ambiente faz parte da essência do nosso trabalho, é um compromisso da C. Rolim Engenharia com a sociedade. Nosso objetivo é minimizar e compensar a emissão de gases poluentes, trabalhando sempre com a visão de construir sem destruir”, explica Ticiana Rolim Queiroz, Diretora de Comunicação e Marketing da empresa.

“Nós somos pioneiros, e as empresas nos visitam para melhorar suas práticas de sustentabilidade em construção, fazendo com que nós sejamos fonte de pesquisa para instituições que querem construir de forma sustentável”, destaca a gestora.

Ticiana espera, no entanto, que a ideia da preservação do meio ambiente chegue à população como um todo, replicando boas atitudes dentro da realidade de cada um. “Conseguimos perceber isso se perpetuando quando vemos a alegria das pessoas ao receber uma muda que será plantada no quintal da sua casa e também quando vamos às escolas e explicamos um pouco para aquelas crianças sobre como cuidar da natureza”, sinaliza a Diretora da C. Rolim Engenharia.

INSPIRAÇÃO

Segundo Ticiana Rolim, algumas empresas já fazem ações com distribuição de mudas inspiradas nas ações da C. Rolim Engenharia. Ela lista outras iniciativas voltadas à sustentabilidade desenvolvidas pela construtora que podem servir de inspiração para serem aplicadas por outras empresas, sejam da Construção Civil ou não, como o Programa Compromisso Verde e o Compromisso Verde nas Escolas, que têm propagado os valores ambientais da empresa para diversos setores da sociedade (veja mais detalhes dos projetos da C.Rolim no quadro abaixo).

Outro projeto de destaque da empresa tem sido o Praça do Bem, que tem ampliado as possibilidades de lazer para a população de Fortaleza. "Com ele, tornamos úteis os terrenos adquiridos para construção dos empreendimentos entre o período de aquisição e o início das obras, oferecendo mais uma opção de espaço público para os fortalezenses com a criação de um ambiente itinerante de lazer. Atualmente, contamos com a Praça do Bem Melodia e Praça do Bem Sinfonia”, conta Ticiana Rolim.

Projetos e iniciativas ambientais da C. Rolim Engenharia

. Programa Compromisso Verde: plantio de uma árvore a cada metro quadrado de terreno adquirido para edificação das obras da empresa, prioritariamente em locais públicos. Até hoje, mais de 60 mil árvores já foram plantadas;

. Compromisso Verde nas Escolas: visita a escolas públicas do município, em parceria com o programa ambiental da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Na visita, realiza-se a plantação de árvores e a orientação às crianças sobre como cuidar das mudas e sobre a importância de preservar o meio ambiente;

. A C. Rolim Engenharia integra o programa de adoção de espaços verdes da Prefeitura de Fortaleza e já adotou e revitalizou diversas áreas da cidade, tornando-as locais de boa convivência para a comunidade: Praça Portugal, Bosque do Bem, Lagoa do Papicu e Praça Eng. Pedro Felipe Borges;

. Plantio de 40 mil árvores nativas às margens do Rio Cocó – local comprometido pelo desmatamento – ao longo de quatro anos. Desde o início do projeto, em 2017, em comemoração ao aniversário de 40 anos da construtora, 10 mil árvores já foram plantadas;

. Medidas de preservação do meio ambiente nas edificações: uso de ferramenta de redução no consumo de água como arejador 6 L/min nas torneiras, redutor de vazão 12 L/min nos chuveiros, louças sanitárias com dual flux, paisagismo com redução do consumo de água, uso de lâmpada com baixo consumo de energia e utilização de equipamentos que tenham o Selo Procel nível “A”. Além da priorização do uso de materiais com baixa emissão CO2, uso de madeiras com certificação e redução na geração dos resíduos;

. Praça do Bem: parceria com o Estar Urbano, visando a promoção de ações que propaguem as Gentilezas Urbanas, estimulando a convivência saudável das pessoas nos espaços públicos da cidade, com a instalação de parquinhos infantis, bancos e locais de convivência. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.