bem-estar

Yoga Caminho da autotransformação

Namasté! A saudação, utilizada no ambiente do Yoga no Ocidente, é um convite ao bem-estar e a prática da não-violência, tão em falta nos dias de hoje

00:00 · 30.06.2018 por Giovanna Sampaio - Editora do vida

À medida que o praticamos, a vida plena passa a ser um modo de 'ser' e de se relacionar com o mundo. Ferramenta simples e acessível a todos, o Yoga promove relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente.

Leia também: 

> Exercite-se com o movimento dos animais 
> Para aliviar as dores musculares 
> Relação com o 'aqui' e o 'agora' 
> Yoga facilita a conexão entre a mamãe e o bebê 

Hoje, com a crescente popularidade dessa filosofia milenar originária da Índia, a prática das posturas (asanas), dos exercícios de respiração, de meditação, relaxamento e de consciência corporal ocupam os espaços públicos e ganham novos praticantes no Ocidente.

É com esse objetivo que acontece neste sábado (30), no Anfiteatro do Parque do Cocó, a 4ª edição do Projeto Vida Saudável do Diário do Nordeste, em parceria com o Arte de Viver, organização humanitária e educativa presente em 160 países.

Aberto ao público e gratuito, o evento acontece das 15h30 às 19 horas, e traz atividades que promovem saúde e bem-estar. Serão várias tendas, distribuídas pelo gramado, onde profissionais de Educação Física, fisioterapeutas da Universidade de Fortaleza (Unifor), e professores de Yoga farão vivências e atendimento ao público.

O "Vida Saudável" também celebra o Dia Internacional do Yoga (comemorado em 21 de junho). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento aos benefícios a nível físico, o equilíbrio do sistema nervoso, a melhora da capacidade respiratória, a redução da pressão arterial e o bom funcionamento do sistema cardíaco.

Rotina mais leve

A redução do estresse e da ansiedade são respostas relativamente rápidas após o indivíduo incorporar a ciência e a filosofia do Yoga ao seu cotidiano. "A experiência mostra que com uma aula as pessoas já alcançam um estado de tranquilidade e calma. Leveza no corpo, clareza na mente, maior capacidade de concentração, paz interior, alegria e menos dores", descreve Lúcia Rejane Araújo, professora de Yoga e coordenadora regional do Arte de Viver.

A prática contínua promove naturalmente ganhos como a melhora nos estados depressivos, problemas digestivos, insônia e crises de pânico. No entanto, uma maior disposição para a vida deve ser cultivada, ou seja, "mantida ao longo da vida e acompanhada de uma efetiva mudança de hábitos alimentares, de sono e na rotina. O Yoga ajuda a alcançar habilidades que não possuímos", esclarece.

Festival indiano

O evento "Vida Saudável" foi pensado com o conceito de 'festival' já que reúne diversos elementos culturais da Índia (música - Projeto Hanuman), dança, alimentação vegetariana, da prática milenar/asanas, respiração, meditação, mantras), assim como da cultura brasileira.

Segundo a professora Lúcia Rejane, "é um momento para vivenciar a paz, o equilíbrio, a energia e a alegria de viver que o Yoga nos proporciona, sem distinção de idade, sexo, classe social".

Bem-estar coletivo

O 'aulão' (aquecimento, asanas, relaxamento, pranayamas) acontece a partir das 17 horas, realizado por professores de diversas escolas de Yoga de Fortaleza, como Lúcia Rejane Araujo, Ved Arora, Solange Vale e Juliana Muniz.

Ao final, acontecerá um relaxamento profundo conduzido por Ananda Kaur, por meio do canto harmônico.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.