dicas

Preservar a beleza durante o Carnaval

Aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos e a cabeceira da cama elevada ajudam a reduzir o inchaço ao redor dos olhos
00:00 · 13.01.2018

No Carnaval é comum os foliões abusarem da exposição ao sol, da alimentação gordurosa, dentre outros exageros que causam arrependimentos posteriores. Por isso, para que não haja sustos depois da festa, a dermatologista Dra. Claudia Marçal, preparou dicas primordiais e sugestões de produtos que não podem faltar na bagagem da folia.

Alimentação

Invista nas folhas verdes-escuras, no tomate e no gengibre, que é anti-inflamatório. "Uma boa fruta é o melão, pela propriedade imunológica e o do tipo cantalupe", destaca a médica.

As frutas são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, além do elevado teor de água, como pera, uva e melancia. Aliás, a hidratação é o personagem fundamental em tempos de folia. Beba água ou água de coco. Como recomendação geral, não consuma alimentos de procedência desconhecida, principalmente os vendidos em barracas de rua. "Os mais acessíveis são os mais perigosos, como os cachorros quentes, hambúrgueres e lanches com maionese".

Sol

No verão, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar. 

"A escolha do filtro solar é primordial, com no mínimo FPS 30 e que contenha os ativos bloqueadores dióxido de titânio e óxido de zinco", alerta. Para quem vai à praia, a médica recomenda o uso de água termal antes da aplicação dos filtros.

Os óculos de sol devem ser usados, constantemente. O excesso de claridade da areia pode causar danos à córnea. "A claridade dos raios solares nos obriga a contrair os músculos ao redor dos olhos, o que pode demarcar linhas de expressão", afirma.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.