envelhecer com saúde

Prática de atividade física deixa a pele mais jovem

00:00 · 27.01.2018
Image-0-Artigo-2353626-1
Durante a prática de exercícios, ocorre o aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres. Isso leva ao retardamento do envelhecimento

A prática de atividade física regular diminui o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne a oleosidade, além de aumentar a barreira de proteção da pele, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra Aline Lamaita.

Pela melhora na circulação, renovação e nutrição das células epiteliais e ação antioxidante, a dermatologista Dra. Thais Pepe diz que "a pele se torna mais hidratada, macia, saudável e com uma melhor cor".

Durante os exercícios, o sistema arterial, sangue que 'alimenta' os músculos em movimento, aumenta o fluxo, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele.

"Os sistemas venoso e linfático também aceleram a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. "Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e viçosa", explica Aline.

A prática de atividade física aumenta ainda a produção de hormônio do crescimento e L Glutamina. "Ambos têm ação antienvelhecimento. Esses hormônios são liberados, principalmente, na musculação", acrescenta a dermatologista.

Com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade à pele. Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas.

"Também há estímulo a fibroblastos e elastina que se revertem em uma pele mais elástica e firme", conta a angiologista Dra. Aline Lamaita.

O exercício físico provoca maior produção de endorfinas. "Elas são os analgésicos naturais do organismo que conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que acaba influenciando positivamente na aparência da pele", finaliza a Dra. Thais.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.