Raios UV

Uso de lentes corretivas com proteção ultravioleta é recomendado nas férias

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aconselha cuidados especiais com os olhos nesse período

15:16 · 05.01.2018
lente de contato
Lentes de contatos com proteção UV classe I ou classe II bloqueiam grande parte dos raios UV que atingem a área central dos olhos ( Foto: Divulgação )

Férias no Brasil é sinônimo de viagens e muito sol. Porém, pessoas que usam lentes de contato precisam redobrar a atenção nessa época. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) listou algumas dicas de como evitar complicações nos olhos e aproveitar as férias. Optar por lentes com proteção ultravioleta é uma delas. 

Quem tem necessidade de correção óptica pode contar com as lentes de contatos com proteção UV classe I ou classe II, que bloqueiam praticamente todos os raios UV que atingem a área central dos olhos, protegendo estruturas externas e internas do olho. A proteção UV classe I bloqueia pelo menos 90% dos raios UVA e 99% dos raios UVB. Já a proteção UV classe II bloqueia pelo menos 50% dos raios UVA e 95% dos raios UVB. Mas o uso dos óculos de sol também é recomendável, principalmente para resguardar a área em torno dos olhos da radiação.

Viagens de avião

Não há problemas em usar lentes de contato em viagens de avião. Porém, se o voo passar de 4 horas, é recomendável retirá-las, pois o ar que circula dentro do avião é muito seco e, com isso, o usuário pode ficar com sensação de olho ressecado, causando irritação e ardência nos olhos. Antes de viajar, é aconselhável também solicitar ao oftalmologista um colírio lubrificante para usar nessas ocasiões.

Nadar

É possível praticar natação usando lentes de contato, mas o ideal é que a pessoa utilize também óculos de proteção, pois o contato com a água aumenta o risco de infecção bacteriana nos olhos, que pode provocar, por exemplo, úlceras de córnea. O cloro utilizado nas piscinas, para diminuir a contaminação da água, também pode aderir às lentes e causar irritação.

Tomar banho 

Impurezas e bactérias da água podem contaminar as lentes e ficarem armazenadas nos olhos, o que pode provocar irritações e inflamações. Por isso, o ideal é retirá-las antes de entrar no banho, ou colocá-las após sair do chuveiro. O mesmo vale para duchas.

Atividade física

Na prática de esportes, as lentes de contato dão mais segurança e conforto aos usuários, pois não embaçam e nem se deslocam com facilidade. Além de proporcionar o melhor campo de visão periférica.

Maquiagem

As lentes de contato devem ser colocadas antes da utilização de maquiagem, creme ou até mesmo da aplicação do protetor solar nas mãos e no rosto. Tudo isso só deve ser feito depois que as lentes estiverem posicionadas e confortáveis. Já no fim do dia, o ideal é retirar as lentes de contato primeiro, e só depois a maquiagem deve ser removida. Os especialistas aconselham a dar preferência às maquiagens que não sejam à prova d’água, pois elas costumam ser muito resistentes e podem aderir às lentes de contato danificando-as, além de serem muito difíceis de remover, sempre deixando resíduos nos olhos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.