Orientação adequada

Saiba os efeitos do jejum intermitente no organismo

Endocrinologista fala sobre benefícios e contraindicações da dieta

09:09 · 21.06.2018
Jejum
O jejum intermitente pode melhorar os padrões metabólicos e ser uma ferramenta útil para a reeducação alimentar, quando bem orientado ( Foto: Divulgação )

Atingir o peso ideal é o sonho de consumo de muitas pessoas e, para isso, algumas recorrem às mais diversas dietas. Um dos métodos de emagrecimento mais populares no momento é o do jejum intermitente, que consiste basicamente em alternar períodos de ingestão de alimentos com abstinência, variando o número de horas sem comer e gastando as reservas de gordura do organismo para a produção de energia nestes períodos em jejum.

A dieta pode promover queima de gordura corporal, perda de peso, diminuição do apetite, queda dos níveis de colesterol, dos indicadores inflamatórios e da pressão arterial, além de ajudar a controlar as taxas de glicemia no sangue. A endocrinologista e metabologista da Clínica Soulleve, Dra. Cassandra Lopes, explica que o método pode melhorar os padrões metabólicos e ser uma ferramenta útil para a reeducação alimentar, quando bem orientada.

Mas o método não tem apenas prós, segundo constatou um estudo do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP), lançado em maio deste ano. A pesquisa concluiu que os longos períodos sem ingestão de alimento podem causar danos no pâncreas e no funcionamento da insulina, hormônio secretado por esse órgão, e diretamente associado à diabetes tipo I e II.

“Outra preocupação, é que quando adotado a longo prazo e de forma cotidiana, esse método pode alterar o comportamento alimentar, levando a um quadro de anorexia. Por isso, é importante o acompanhamento com um profissional especializado, que avaliará cada caso, apresentando a melhor alternativa de emagrecimento”, finaliza Cassandra.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.