Parceria

Projeto Bike Vida é lançado hoje

Unimed Ceará e Prefeitura de Fortaleza criam projeto pioneiro na América Latina

09:00 · 15.07.2017 / atualizado às 10:23
bike
Três socorristas sobre rodas farão atendimentos de urgência e emergência em um trecho que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes ( Foto: Divulgação )

A Unimed Ceará, em parceria a Secretaria Regional II e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, lançam neste sábado, 15 de julho, às 10 horas, no calçadão da Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico, o projeto Bike Vida. 

O objetivo da ideia é agilizar o atendimento de primeiros socorros e tornar mais eficiente o atendimento de baixa complexidade, ampliando as chances de sobrevivência de pessoas em estado grave.

Haverá socorristas treinados, utilizando bicicletas equipadas com kits para atendimento de urgência e emergência.

“Sempre empenhada em proporcionar saúde para a sociedade, a Unimed Ceará é parceira do Bike Vida, um projeto pioneiro e inovador, que salvará muitas vidas", afirma o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel de Olinda. 

O projeto é pioneiro na América Latina, em faixa litorânea e visa aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento, elevando o nível de percepção da essência da marca: vocação para cuidar das pessoas.

Funcionamento

O Bike Vida será implantado inicialmente na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, contemplando os bairros Meireles e Praia de Iracema, e funcionará diariamente das 5h às 21h. 

Três socorristas sobre rodas farão atendimentos de urgência e emergência em um trecho de 4,5 km, que vai do Estoril até o Mercado dos Peixes. 

O projeto contará com uma estação de apoio no calçadão da Avenida Beira Mar, localizada em frente ao Náutico e ao lado da Casa do Turista. 

“É uma forma de estimular a prática esportiva e até de salvar vidas. A orla da Praia já é propicia a receber este projeto, por meio da implantação das ciclovias e ciclofaixas, o que permitirá maior agilidade no deslocamento dos socorristas”, afirma o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa.

A solicitação de atendimento poderá ser realizada ao Samu, por meio do telefone 192, que será repassada para a estação de apoio do Bike Vida e em seguida para os socorristas. 

“O objetivo é que o serviço preste socorro com maior rapidez e chegue até as pessoas em no máximo 3 minutos”, explica Dr. Darival.

Benefícios

Entre os benefícios do Bike Vida estão:

a eficiência no atendimento de solicitações de urgência e emergência e no cuidado com a sociedade, agilidade e mobilidade urbana, utilizando a rede de ciclovias e ciclofaixas implantadas na cidade; 

contribuição com o meio ambiente, pois não consome combustível; 

baixo custo de aquisição e manutenção, comparado com as ambulâncias; 

eficiência na utilização do orçamento público e redução dos custos de operacionalização do Samu.

Kit de primeiros socorros

Cada socorrista terá como suporte uma bicicleta, capacete, luvas, lanterna, sirene, apito, colete luminoso, uniforme, cotoveleira, joelheira e um kit de primeiros socorros com oxigênio portátil, kit de colar cervical em diversos tamanhos, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório, estetoscópio, esfigmomanômetro, oxímetro portátil, máscaras de proteção respiratória, ataduras, compressas, gazes, álcool, esparadrapo, entre outros.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.