Especial Publicitário

Prevenir é a melhor medida

Diversos serviços de saúde serão prestados à população, neste sábado (19), na Praça da Igreja Matriz, em Messejana.

04:40 · 17.05.2018

Cuidar da saúde deveria fazer parte dos nossos hábitos diários. No entanto, muita gente não sabe disso ou nem lembra de incluir essa preocupação na sua rotina – e só toma alguma atitude quando os problemas já comprometem a qualidade de vida. Para alertar a população sobre a importância dos cuidados frequentes com a saúde, com ênfase na prevenção, o Diário do Nordeste realiza, neste sábado (19), na Praça da Igreja Matriz, em Messejana, a 4ª edição do "Se Toque", por meio do projeto Vida Saudável.

Diversos serviços de saúde serão prestados à população, das 8h às 12h, como orientações, avaliações físicas, palestras, testes de acuidade visual, aula de dança, vacinação, entre outros. "Para nós, do Crefito 6, é muito importante essa parceria, porque conseguimos estar mais próximos da população e podemos, além de atender e prestar um serviço importante, receber denúncias para atestar se a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional estão sendo realizadas com segurança e qualidade. Agradecemos o convite, quando participamos do projeto tivemos uma repercussão maravilhosa, porque a população, o Conselho e os profissionais ganham, e todos acabam melhorando a sociedade", comenta Ricardo Lotif, Presidente do Crefito 6.

PROGRAMAÇÃO

Na programação do "Se Toque", profissionais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) vão trazer orientações sobre a organização e a adaptação das rotinas pessoais, identificando os papéis ocupacionais. Também haverá testes de estresse e ansiedade e orientações e atendimentos com abordagem oncológica. No espaço do Grupo ABC Vidas, Associação Cearense de Portadores de Hepatite (ACEPHET) e Associação dos Transplantados Hepáticos do Ceará, a população poderá vacinar-se contra a Hepatite B e o tétano e fazer testes rápidos para Hepatite B/C, sífilis e HIV. "Nosso trabalho fica em fazer palestras, testes, reconhecimento, verificar as pessoas infectadas com o vírus da Hepatite B e C, pois isso pode levar ao transplante de fígado. Agradecemos o convite para fazer parte desse evento, que só vem a contribuir para a sociedade se informar, saber a importância da doação de órgãos e das hepatites virais", avalia Maria Suzana do Nascimento, integrante da Diretoria e do Conselho Fiscal e Coordenadora de Eventos da ABC Vida e ACEPHET.

A Fiec e o Sesi, patrocinadores da edição, vão promover avaliações físicas (Índice de Massa Corporal e aparelho de bioimpedância) e trazer orientações sobre a prática de atividades físicas. Já a Óticas Diniz, parceira do evento, vai promover testes de acuidade visual e distribuir vouchers de consulta oftalmológica e armações de óculos. "O evento tem uma importância extraordinária dentro de um cenário de carência de informações e oportunidades de acesso a uma vida saudável. Trata-se de uma iniciativa onde entes públicos e privados se unem para promover saúde, bem-estar e solidariedade", diz Helton Vidal, Diretor das Óticas Diniz.

Ainda no evento, o Movimento Outubro Rosa fará palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a participação do boneco gigante Dona Prevenção. Garantindo a animação, no palco haverá alongamento e aulões de zumba, além da música do DJ Seiki e do Forró Xô Sedentarismo. O Vida Saudável – Se Toque é uma realização do Diário do Nordeste, com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Universidade de Fortaleza (Unifor), Prefeitura de Fortaleza e apoio das Óticas Diniz.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.