Falta de atividade física

Oito em cada dez pessoas terão dor nas costas ao longo da vida

Cuidados com a coluna estão ligados à importância da postura

12:51 · 16.05.2018 / atualizado às 12:52
dor nas costas
De cada dez pessoas, oito terão dores nas costas ao longo da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ( Foto: Divulgação )

De cada dez pessoas, oito terão dores nas costas ao longo da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na maioria das vezes, essas dores não têm uma causa específica, mas também podem ser provocadas por hérnias de disco, estenoses, tendinites, listeses, artrite reumatoide, entre outras doenças. Saiba como elas podem lesar sua coluna e veja como se proteger. A falta de atividade física ainda pode causar dores  na coluna, que não raramente prejudicam atividades simples do dia a dia.

Processo natural 

O envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida de qualquer ser. É também o responsável pelo esvaziamento de algumas importantes capacidades físicas do corpo, como o equilíbrio, a força muscular e a resistência. Pessoas que ao longo de suas vidas não praticaram atividades físicas são mais propensas a sentir o peso da idade, o que pode levá-las à falta de condicionamento físico adequado. Em casos assim, a atividade física, ainda que tardia, pode ser um fator relevante à melhoria da flexibilidade do paciente, desde que acompanhada por um especialista.

“A flexibilidade é a capacidade do músculo de se destender, fazendo com que o paciente consiga maior amplitude de movimento. A mobilidade é a capacidade da articulação conseguir se movimentar dentro da amplitude de movimento que se gostaria, e tem mais a ver com as estruturas das articulações. Há pessoas que podem ter boa flexibilidade de alguns músculos, mas não tem boa mobilidade de articulações. Algumas práticas de atividade física exige mais dessa mobilidade”, explica o fisioterapeuta Igor Montenegro.

Prevenção 

Apesar de as dores nas costas estarem associadas muitas vezes ao envelhecimento e ao desgaste natural da coluna, elas também são comuns nas pessoas jovens. Por isso, a prática regular de atividade física é um dos meios mais eficazes de prevenção das dores nas costas. Outras ações que ajudam a prevenir as dores são: Evitar carregar, sem preparo, pesos superiores a 10% de seu peso; Evitar colchões muito duros ou moles demais; Evitar o uso de calçados com saltos muito altos (acima de 4 cm).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.