Supervisão médica

Nutricionista fala sobre os benefícios da alimentação vegetariana

Segundo a profissional, o vegetarianismo reduz o consumo de gorduras, principalmente, a gordura saturada encontrada em produtos de origem animal

09:47 · 28.03.2018
vegetariana
Devido à grande quantidade de vegetais consumidos, geralmente a dieta vegetariana é menos calórica ( Foto: Divulgação )

O perfil alimentício do brasileiro vem mudando a cada ano e, com isso, a escolha pelo consumo de alimentos saudáveis e que possuam mais nutrientes segue em crescimento. Nesse contexto, a dieta vegetariana vem ganhando cada vez mais espaço. Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, quando praticado com acompanhamento de profissionais e um cardápio equilibrado, o vegetarianismo pode trazer benefícios ao corpo.

Contribui para o emagrecimento

Devido à grande quantidade de vegetais consumidos, geralmente a dieta vegetariana é menos calórica. Também há redução no consumo de gorduras, principalmente, a gordura saturada encontrada em produtos de origem animal. “Cada grama de gordura equivale a nove calorias, assim, ocorre uma redução significativa no consumo final de calorias diárias”, comenta a especialista. 

Diminui o colesterol

De acordo com a profissional, alimentos de origem animal possuem gordura saturada em sua composição, que é um dos principais fatores para o aumento do colesterol ruim no sangue. Sem controle, esse aumento pode acarretar em doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa publicada em 2016 no Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que se todas as pessoas adotassem o vegetarianismo, 8,1 milhões de vidas seriam salvas até 2050. De acordo com os idealizadores do estudo, o número está relacionado com a menor incidência de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer, comumente ligadas com a dieta que incluam alimentos de origem animal.

Aproveitamento das proteínas

Diferente do que muitas pessoas acreditam, o excesso de proteína animal não é benéfico, pois elas podem se transformar em gordura e liberar resíduos tóxicos. “Já a proteína vegetal, é melhor absorvida pelo organismo e contribui para a prevenção de doenças crônicas. No entanto, é necessário acompanhamento para verificar qual é a quantidade adequada deste nutriente, que varia de acordo com a necessidade calórica de cada um”, comenta Cyntia Maureen.

Imunidade

Os trilhões de micro-organismos que vivem dentro do corpo são, cada vez mais, reconhecidos como cruciais para a saúde em geral: não só eles ajudam a digerir os alimentos, mas também produzem nutrientes e fortalecem o sistema imunológico. “Uma alimentação isenta de alimentos cárneos contribui para manter nossa flora intestinal em melhor funcionamento e colabora para que os micro-organismos trabalhem com mais eficácia”, pontua a consultora da Superbom.

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