Maior em mulheres

Incidência do câncer de tireoide aumentou no Brasil, aponta estudo

A pesquisa comparativa aponta que os índices de São Paulo superaram as taxas dos Estados Unidos

16:00 · 03.04.2018
Câncer de tireoide
Embora seja um tipo raro, o câncer de tireoide atinge mais mulheres: cerca de 2% a 5% na faixa etária tem entre 25 a 65 anos de idade ( Foto: Divulgação )

O Brasil tem uma das maiores taxas de câncer de tireoide em todo o mundo, o índice de São Paulo é maior até que o dos Estados Unidos. Segundo dados de pesquisa que comparou padrões entre as duas populações, as taxas gerais de incidência aumentaram ao longo do tempo, porém, foram mais altas na cidade brasileira do que nos Estados Unidos entre as mulheres -  taxa de incidência (TIR) de 1,65 para mulheres e 1,23 para homens. 

“Embora estudos comparativos fundamentados em bases de dados sejam discutíveis, é inegável o aumento do número de casos de câncer de tireoide em nosso meio”, afirma a endocrinologista Dra. Laura Ward. 

Apesar de ser um tipo raro, o câncer de tireoide atinge mais mulheres: cerca de 2% a 5% na faixa etária entre 25 a 65 anos de idade. Nos homens, essa incidência é de menos de 2%. Apenas 10% dos nódulos na tireoide são malignos, e a maioria apresenta crescimento lento, com baixo potencial de malignidade.

Acredita-se que esta patologia esteja relacionada aos níveis de estrogênio nas mulheres. Mas quando é diagnosticado nos homens, o câncer tem maior poder de agressividade.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam para uma estimativa em 2018 de 1.570 novos casos de câncer de tireoide no sexo masculino e 8.040 para o sexo feminino no Brasil.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de tireoide em homens ocupa, atualmente, a 12º posição na Região Nordeste (1,76/100 mil) e nas mulheres, é o quinto mais frequente nas Regiões Nordeste (7,55/100 mil) e Sudeste (9,75/100 mil). 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.